segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Santa Apolônia, Mártir, Padroeira dos Dentistas (+ 249) / São Miguel Febres Cordero Muñoz, Pedagogo, Professor, Religioso (+1910), 09 de Fevereiro



Santa Apolônia


Durante os reinados do Imperador Filipe I, o Árabe, (244-249) e de Trajano Décio (249-251), multidões ferozes na cidade de Alexandria (Egito) saíam às ruas à caça de cristãos. Apolônia, uma Diaconisa, foi apanhada pela turba e, como se recusava a renunciar a Jesus e à sua fé, foi cruelmente torturada. Os seus dentes foram arrancados com uma torquês (uma espécie de alicate). Quebraram os seus maxilares e ela foi levada para uma pira onde veio a morrer queimada. Apolônia não era jovem, mas Dionísio, que presenciou a sua morte, descreveu-a numa carta para Fabius, que foi preservada pelo historiador Eusébio, bispo de Antioquia:
"Eles amarraram esta preciosa virgem, quebraram todos os seu dentes com socos nos maxilares, fizeram uma fogueira e ameaçaram queimá-la viva, mas ela continuava recusando-se a recitar as blasfêmias que eles queriam que recitasse. Então, de repente, ela mesma entrou na pira e foi logo envolvida de um fogo do Espírito Santo pois, lá de dentro, ela nos olhava com o rosto de uma cristã sem nenhum medo."
Os anais de seus martírios contêm outras crueldades, mas na liturgia católica ela é mostrada com a pinça usada nos seus dentes. É a padroeira oficial dos dentistas e é invocada contra a dor de dentes.



Fontes:
http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100209&id=10278&fd=0
http://www.levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=39803&language=PT&img=&sz=full





São Miguel Febres Cordero Muñoz

Irmão das Escolas Cristãs, Cordero é considerado o maior educador cristão do Equador. Nasceu em Quito em 1854, foi o primeiro irmão latino-americano dos irmãos de La Salle. Por mais de quarenta anos, lecionou no colégio de Quito e viu passar como alunos seus muitos jovens que mais tarde ocuparam postos relevantes no governo daquele país ou em instituições da nação. Foi um grande pedagogo, tanto na escrita quanto na palavra.
Seus textos escolares foram mais tarde adotados em todas as escolas do país, Equador. A partir de 1907, fez viagens de estudo e experiência pedagógica na Bélgica e na Espanha. Adoentado, retirou-se para Premiá de Bar [Barcelona - Espanha], onde veio a falecer em 9 de fevereiro de 1910. Seu corpo foi repatriado em 1936 onde foi recebido calorosamente pela nação. Repousa no colégio da Magdalena. Miguel Febres Cordero foi canonizado por João Paulo II.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100209&id=10276&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=36748&language=PT&img=&sz=full

Outras informações:
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/02/sao-miguel-febres-cordero-9-de.html

Nenhum comentário: