quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Santa Claudina Thévenet, Fundadora da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (+1837), 3 de Fevereiro

Esta Serva de Deus nasceu em Lyon, na França, a 30 de Março de 1774, onde morreu em 3 de fevereiro de 1837. Foi solenemente canonizada pelo Papa João Paulo II no dia 21 de Março de 1993. Quando da sua beatificação, a 4 de Outubro de 1981, o mesmo Papa, em sua homilia, nos relata as angústias por que passou Claudina:

"Teve a adolescência perturbada pela revolução francesa que agitou tão violentamente a sua cidade natal. Numa manhã de Janeiro de 1794, esta jovem de 19 anos reconhece os seus dois irmãos, Luís e Francisco, num cortejo de condenados à morte. Tem a coragem de os acompanhar até ao lugar do suplício e de recolher as últimas palavras deles: 'Glady, perdoa, como nós perdoamos!'. Este fato foi sem dúvida elemento determinante da vocação de Claudina, já tão compassiva diante das misérias acumuladas pela tempestade revolucionária. Pensa em tomar-se mensageira da misericórdia e do perdão de Deus numa sociedade destroçada, e dedicar a própria vida à educação dos jovens, sobretudo dos mais pobres, cujo estado de abandono ultrapassa a imaginação. Por isso, com o apoio esclarecido do padre Coindre, Claudina funda em 1816 uma Piedosa União, que virá a ser dois anos mais tarde a Congregação de Jesus e Maria".
A seguir, o Santo Padre comentou a situação do novo Instituto:
"Hoje, para o maior prazer da Igreja, as Filhas da Madre Thévenet são mais de 2 mil, presentes em todos os continentes e vivendo verdadeiramente do seu espírito. Escolas e colégios, lares para jovens e para pessoas idosas, pastoral catequética e familiar, dispensários e casas de oração, não têm senão uma finalidade: levar a que se conheçam Jesus e Maria, trabalhando ao mesmo tempo na promoção social dos pobres".

Fontes:
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/09/santa-claudina-thevenet-fundadora-da.html
http://www.passioniste.org.pf/claudine_thevenet.jpg

Nenhum comentário: