domingo, 28 de fevereiro de 2010

Santa Eudóxia, Mártir (+152), 1º de Março - Aniversário da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Santa Eudóxia era samaritana de nascimento. Ela morava em Heliópolis da Fenícia (à leste das montanhas do Líbano e ao norte da Palestina no tempo do imperador romano Trajano (anos 89-117). Na sua juventude ela era de uma beleza extraordinária.   Levava uma vida devassa e libertina. Houve muitos noivos e admiradores muito ricos, que vieram de outros países conhecê-la, de modo que com o tempo ela ficou muito rica e gozava de respeito por parte das autoridades locais.

Deus, querendo salvar a alma da Eudóxia da eterna condenação, fez com que um velho monge chamado Herman visitasse a localidade onde ela morava. Herman tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras e, numa ocasião, Eudóxia ouviu o trecho das profecias sobre a Segunda Vinda do Nosso Senhor e o Juízo Final.
Esta leitura impressionou-a e perturbou o seu espírito, pois ela compreendeu que todos estes castigos mencionados na Bíblia seriam aplicados a ela, pecadora. Visitou o monge Herman, que contou a ela sobre o cristianismo e sobre a vida eterna. As palavras do monge ficaram plantadas no coração de Eudóxia. Ela acreditou em Cristo e foi batizada, após o que distribuiu todos os seus bens aos pobres e entrou no convento.
Eudóxia viveu muitos anos naquele convento consagrando a sua vida inteiramente ao jejum, às orações e à purificação da alma. Com o tempo, alcançou a maturidade espiritual e foi nomeada madre do convento. Entrando no exercício desta função, ela direcionou todas as suas forças para a ajuda aos necessitados. Ela fornecia roupa e comida aos pobres e peregrinos que visitavam o seu convento e curava os enfermos com as suas orações.
Assim, durante 56 anos, Eudóxia levava esta vida de ajuda aos outros, rezando e jejuando. No ano 152, durante o reinado do imperador Antônio, ela terminou a sua vida como mártir. Por causa da disseminação da fé cristã, ela foi acusada de bruxaria e fraude. Sem julgamento, foi decapitada.
Assim, Santa Eudóxia, pela sua vida austera, pela sua bondade e pela sua morte como mártir, foi digna de receber uma coroa tripla no Reinado dos Céus.

Tropário:
Com a tua sabedoria ataste a tua vida ao amor de Cristo,
viveste esquecendo-se das coisas fúteis, atraentes e provisórias,
como uma verdadeira discípula de Cristo.
Primeiro, jejuando aniquilaste as paixões,
Depois, com os teus sofrimentos, humilhaste o inimigo.
Assim, Cristo te coroou com uma coroa múltipla,
Santa mártir Eudóxia: 
para nos livrarmos de enfermidades espirituais
e recebermos o milagre da graça,
rogai a Deus por nós!

Fontes:
http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/saints_2_p.htm#_Toc521115087
http://galerie-icone.org/local/cache-vignettes/L241xH290/0301_Eudoxie-dab66.jpg

Nenhum comentário: