quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Santa Eulália de Barcelona, Mártir (+304), 12 de Fevereiro

Santa Eulália viveu em Barcelona no fim do século III numa família que a educou para o bem e para a fé em Jesus Cristo. Quando pequena, Eulália gostava da companhia das amigas cristãs e, por outro lado, fugia do pecado e era inimiga da vaidade. Tinha apenas 14 anos quando a perseguição contra os cristãos por parte do terrível Diocleciano chegou à Espanha; Eulália soube dos fatos e desejou alegremente o martírio, para assim glorificar e estar com Cristo.
Os pais resolveram partir a fim de se esconderem juntamente com a menina, mas Santa Eulália fugiu e foi diante do governador, que escutou daquela jovem e bela moça duras verdades quanto à perseguição aos cristãos. De início, o governador admirado pela ousadia da Santa entregou-a para que apostatasse da fé, ou seja, que adorasse aos deuses, mas a sua resposta foi: "Eu sou Eulália, serva do meu Senhor Jesus Cristo, o Rei dos Reis e Senhor de todos os dominadores."
Diante da fé e coragem da jovem Eulália, o governador mandou os algozes queimarem o seu corpo com ferros em brasa. A sua oração durante os sofrimentos era esta: "Agora, ó Jesus, vejo no meu corpo os traços da Vossa sagrada Paixão." 

http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/02/santo-neomartir-christos-o-jardineiro.html

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100212&id=10285&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=46986&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: