sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

São Conrado de Placência, Confessor (+1351), 19 de Fevereiro

Talvez os ecologistas não simpatizassem muito, a princípio, com este santo. Durante uma caçada a lebres e faisões, antes de viver sua conversão, Conrado ateou fogo a uma floresta. Os camponeses revoltaram-se porque tiveram muitos prejuízos. O governador da cidade condenou à morte o primeiro suspeito, um homem que, naquela ocasião, estava no bosque. O verdadeiro culpado, Conrado Confalonieri, quando soube que um inocente pagaria por ele, confessou-se culpado e propôs-se a pagar os prejuízos. Assim fez, tornando-se muito pobre.
Mas ninguém conhece os caminhos do Senhor. O caçador incendiário ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. Em 1315, a esposa, Eufrosina, inflamada pelo zelo do marido, entrou para o convento franciscano de Santa Clara de Placência. 
Conrado também tornou-se frade. Levava uma vida errante, mudando de mosteiro a cada momento. Mas era muito bom e piedoso. Em 1343 chegou a Siracusa, na Sicília, e estabeleceu-se na cidade de Noto. Escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do Crucifixo. A fama de sua santidade seguia-o como a sombra e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. 
Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam a sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de São Conrado. Aí morreu a 19 de fevereiro de 1351. 
Frei Conrado foi sepultado na mais bela entre as esplêndidas igrejas de Noto: a igreja de são Nicolau que em 1844 se tornou a catedral da nova diocese. Em suma, Conrado abandonou a vida de incendiário de florestas e teve a vida toda incendiada do amor de Deus, para o bem das almas. 

Ver também: São Gabino da Dalmácia
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/02/sao-gabino-da-dalmacia-presbitero-e.html

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100219&id=10310&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=43780&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: