quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

São Luis Versiglia, Bispo / São Calisto Caravario, Presbítero - Mártires (+1930), 25 de Fevereiro


Luís Versiglia nasceu em de junho de 1873, em Pádua, Lombardia (Itália). Aos 12 anos foi estudar em Valdocco. O ambiente intensamente religioso, o entusiasmo missionário e o fascínio e a santidade de Dom Bosco, já nos seus últimos anos de vida, transformaram a postura do rapaz. De Dom Bosco ouviu um dia: “Vem ter comigo, tenho uma coisa para te dizer.”
Este encontro nunca chegou a acontecer, porque Dom Bosco faleceu antes. Mas Luís foi conquistado da mesma maneira e, no fim dos estudos, pediu para “ficar com Dom Bosco”. Nutria no coração a secreta esperança de partir um dia como missionário. Fez os estudos de filosofia e teologia em Roma. Ao mesmo tempo mantinha uma importante atividade pastoral no oratório do Sagrado Coração, junto à estação Termini de Roma. Foi Ordenado Sacerdote Salesiano em 21 de dezembro de 1895.
Tornou-se depois professor e assistente dos noviços em Foglizzo, perto de Turim. Foi sempre um eficaz formador de personalidades, cordial e bom amigo de todos.
Em 1906 ele liderou a primeira expedição missionária salesiana à China, preenchendo uma profecia de Don Bosco. Logo estabeleceu a casa Matriz em Macau.
Indicado Vigário Apostólico em Shiu Chow e Bispo titular de Carystus em 22 de abril de 1920. Em 1929, Mons. Versiglia ordenou como padre o salesiano Calisto Caravario. Este nascera em Cuorgnè, junto de Turim. Também ele estudou em Valdocco. Em 1922 encontrou-se com Mons. Versilgia e prometeu-lhe: “Segui-lo-ei até à China”.
E assim foi. A 23 de Fevereiro de 1930, Don Versiglia e Don Caravario e 5 outros todos jovens, partiram juntos para uma longa viagem apostólica, em visita a uma pequena comunidade cristã em Lin Chow (Li Tau Tseu).
Mas, dois dias depois, encontraram juntos a morte às mãos de bandidos comunistas. Foram mortos por ódio à Fé católica, por serem missionários católicos que pregavam o evangelho de Jesus Cristo e também por terem defendido algumas jovens catequistas que viajavam com eles e que os bandidos queriam reduzir à escravatura.
São, portanto, os primeiros mártires salesianos Mons. Luís Versiglia e Calisto Caravário. Ambos foram alunos da Casa-Mãe de Valdocco.
O Papa João Paulo II declarou-os santos em Roma a 1 de Outubro do ano 2000.
A sua festa é celebrada em três datas: 25 de fevereiro, data de seus martírios; 13 de novembro, que é o dia em que a comunidade salesiana celebra a Missa para os benfeitores mortos da Família Salesiana; e em 28 de setembro, junto com os demais mártires da China.


Fontes:

http://portalcot.com/reporter/sao-luis-versiglia-e-sao-calisto-caravario-os-primeiros-martires-salesianos-mortos-pelos-comunistas/
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=52223&language=PT&img=&sz=full
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=43344&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: