quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

São Teófano (Théophane) Vénard, Mártir (1829-1861), 2 de Fevereiro

Teófano Vénard, filho de um professor, nasceu em Saint-Loup-sur-Thouet no dia 21 de novembro de 1829. Estudou no Colégio de Doué-la-Fontaine e fez Filosofia no Seminário Menor de Montmorillon. Entrou no Seminário Maior de Poitiers em 1848, tornou-se acólito em dezembro de 1850 e, logo em seguida, pediu para entrar no Seminário das Missões Estrangeiras de Paris, onde chegou em 3 de março de 1851. Sua vocação missionária vinha desde a infância: aos nove anos, Teófano a descobriu lendo a Nota sobre a vida e a morte de Jean-Charles Cornay.
Em Paris, Teófano recebeu orientação espiritual de Dom Barran, que lhe ensinou a via da “infância espiritual”. Ordenado sacerdote em 5 de junho de 1852, o jovem missionário embarcou, pouco depois, para a China. A Sociedade das Missões Estrangeiras havia ficado encarregada de um novo território naquelas terras. Este projeto acabou sendo adiado e Teófano, após um ano e meio de espera em Hong Kong, foi enviado a Tonquin, onde chegou em julho de 1854.
Tendo estudado o idioma local, Teófano foi perseguido e acabou se refugiando em But-Dong, onde caiu gravemente enfermo. Em 1857, tornou-se responsável por um vicariato e, apesar da sua saúde sempre oscilante, traduziu aConcordância dos Evangelhos do abade Migne, os Atos dos Apóstolos, as Epístolas e o Apocalipse. As perseguições levaram Teófano a uma vida de clandestinidade e incrivelmente penosa em esconderijos infectos. O bispo local o havia nomeado Superior do Seminário, mas as perseguições não lhe permitiram exercer suas funções. Denunciado, Teófano foi preso em Ke-Beo, em 30 de novembro de 1860, trancado numa espécie de jaula e levado a Hanói, onde foi decapitado em 2 de fevereiro de 1861.
A partir de 1864, o abade Eusébio Vénard, irmão do mártir, publicou uma obra em 14 volumes intitulada “Vida e correspondência de J. Teófano Vénard”. Santa Teresa do Menino Jesus leu esta obra que a tocou profundamente. Desde então, ela passou a viver numa verdadeira intimidade espiritual com o jovem mártir.
Teófano Vénard escrevia admiravelmente. Suas cartas belíssimas, manifestando a paz de sua alma, e também a veneração que Santa Teresa do Menino Jesus lhe devotava, fizeram dele o mártir mais popular da Sociedade das Missões Estrangeiras. J. Teófano Vénard foi beatificado em 1909, juntamente a inúmeros cristãos martirizados em Tonquin, na Conchinchina e na China. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, junto com cento e dezesseis outros mártires vietnamitas, em 19 de junho de 1988. Sua memória é celebrada em 2 de fevereiro.


Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com


Fontes : 
http://missel.free.fr/Sanctoral/11/24.php
http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100202&id=13491&fd=0
http://www.levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=49842&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: