sexta-feira, 30 de abril de 2010

Beata Mafalda de Portugal, Religiosa (+1256), 02 de Maio

Mafalda de Portugal, ou Mafalda Sanches O. Cist. (c. 1200 - Amarante, 1º de Maio de 1256), infanta de Portugal e rainha de Castela por um breve período de tempo, é considerada beata pela Igreja Católica, e venerada sob o nome de Rainha Santa Mafalda. O seu pai, Dom Sancho I, mantém a confiança paterna, de Dom Afonso Henriques, na família nobre dos Riba-Douro, entregando a educação da sua filha Mafalda a Dona Urraca, uma das filhas de Egas Moniz.

A rainha Mafalda de Sabóia, mãe de Dulce de Barcelona, era avó de Mafalda, de quem esta herda o nome. Mafalda casa com Henrique I de Castela em 1215 mas, por serem muito jovens, o casamento não é consumado, vindo a ser dissolvido no ano seguinte.
Por testamento de seu pai, D. Sancho, Mafalda deveria receber o castelo de Seia, a vila e todos os rendimentos aí produzidos, bem como o mosteiro de Bouças, além do título de rainha enquanto detivesse aquele castelo. Este fato gerou uma luta com o seu irmão Dom Afonso II, que temia a perda de poder e a divisão do território. A paz só é conseguida com Dom Sancho II, em 1223, que concede rendimentos às tias desde que estas abdiquem do título de rainhas.
O Papa Pio VI beatifica Mafalda a 27 de Junho de 1793, depois das suas duas irmãs, Teresa e Sancha, o terem sido no início do mesmo século. A Igreja Católica lembra a Rainha Santa Mafalda a 2 de Maio.


Ver também: São Peregrino Laziosi
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/05/sao-peregrino-laziosi-servita-02-de.html

Fontes:

Nenhum comentário: