sábado, 10 de abril de 2010

Beato Bonifácio Zukowski, Sacerdote, Mártir (+1942), 10 de Abril

Pedro Zukowski nasceu em 13 de Janeiro de 1913, em Baran Rapa, um vilarejo lituano pertencente ao Império Russo, próximo a Wilno (atualmente Vilnius). Esta região seria integradda à nova Polônia, que se tornou independente após a I Guerra Mundial.
Aos 16 anos, Pedro entrou para a congregação dos Frades Menores Conventuais (Franciscanos) na Cidade da Imaculada (Niepokalanow), fundada por São Maximiliano Maria Kolbe.

Era um imenso convento a cerca de 40 Km de Varsóvia, reunindo diversas construções dedicadas aos diferentes grupos de serviços dos Irmãos que editavam jornais católicos, dentre os quais o Cavaleiro da Imaculada, que atingiu, antes da guerra, 1 milhão de exemplares. Mais de 700 monges trabalhavam e se santificavam pela Virgem Maria.

 
       Basílica da Cidade da Imaculada


Pedro pronunciou seus primeiros votos em 1932, adotando o nome de Bonifácio e, em 1935, fez sua profissão solene. Quando os alemães invadiram o Oeste da Polônia, em Ssetembro de 1939, aprisionando pela primeira vez o Padre Kolbe e outros monges, Irmão Bonifácio conseguiu salvar o material tipográfico. Quando o Padre Kolbe foi libertado, o Cavaleiro da Imaculada pode ser editado ainda uma vez. São Maximiliano Maria Kolbe foi preso em 17 de Fevereiro de 1941 e o Beato Bonifácio Zukowski, em 14 de Outubro do mesmo ano, juntamente com seis outros Irmãos, dos quais o Beato Timóteo Trojanowski.
Na prisão de Varsóvia, Irmão Bonifácio e os outros monges recitavam o santo Rosário, confortando espiritual e humanamente os outros prisioneiros.
Em 8 de Janeiro de 1942, eles foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz, onde foram forçados a realizar trabalhos de terraplanagem e de demolição em condições deploráveis. Irmão Bonifácio morreu de pneumonia depois de duas semanas de sofrimentos, em 10 de Abril de 1942. Tinha 29 anos. Foi beatificado em 1999 pelo Papa João Paulo II.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes :

Nenhum comentário: