quinta-feira, 22 de abril de 2010

São Jorge, Soldado, Patrono dos Militares (+303) / Santo Adalberto de Praga, Bispo (+997) – Mártires, 23 de Abril



São Jorge

Devem ter sido espetaculares as circunstâncias da sua morte para que os Orientais lhe tenham sempre chamado "o grande mártir", e para que a sua pessoa se tenha, bem depressa, tornado lendária. Não há culto mais antigo nem mais espalhado. Já no Século IV, o Imperador Constantino mandou construir uma igreja em honra a São Jorge. Na Inglaterra, principalmente, o seu culto tornou-se, ainda e é, mais popular. Em 1222 o concílio nacional de Oxônia ou Oxford estabeleceu uma festa de preceito em sua honra.

Nos primeiros anos do Século XV, o arcebispo de Cantuária ordenou que tal festa fosse celebrada com tanta solenidade como o Natal. Antes disso o rei Eduardo III tinha fundado, em 1330, a célebre Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, conhecidos também pelo nome de Cavaleiros da Jarreteira. Vários artistas, como Rafael, Donatello e Carpaccio representaram São Jorge.
No lugar onde esteve içada a bandeira de Portugal, por ocasião da batalha de Aljubarrota, foi construída, em 1388, uma ermida dedicada a São Jorge. Em 1387, por ordem de Dom João I, rei de Portugal, a imagem deste Santo foi incorporada à procissão de Corpus Christi.

Santo Adalberto de Praga
Nasceu na Bohemia, em 956, com nome de Voytech. Nobre, mais tarde adotou o nome do Arcebispo que o curou, educou e converteu: Santo Adalberto de Magdeburg.
Notável pregador, foi indicado Bispo de Praga em 983. Amigo do Imperador Otto III, encorajou a evangelização dos Magiares e trabalhou com São Astricus. Opôs-se à nobreza em Praga.
Santo Alberto era muito popular, e quando foi para Roma para tornar-se um Beneditino, o Papa João XV enviou-o de volta.
Fundou o monastério de Brevnov. Encontrou cerrada oposição da nobreza e retornou a Roma. Como não havia esperança de enviá-lo de volta a Praga, foi enviado para evangelizar a Pomerania, Polônia, Prússia, Hungria e Rússia.
Ele e seus companheiros foi martirizados pelo prussianos perto de Danzig, devido à instigação de pagãos em 23 de abril de 997. Conta-se que foram acusados de serem espiões poloneses na Prússia. A humildade e a austeridade de Santo Adalberto inspirou São Bonifácio de Querfurt.

Ver também: Beata Teresa Maria da Cruz

Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/santo_adalberto_praga.htm

Nenhum comentário: