segunda-feira, 19 de abril de 2010

São Leão IX, Papa (+1054) / Santo Expedito, Mártir (Séc. III), 19 de Abril

 São Leão IX, Papa

Bruno de Eguisheim-Dagsbourg  (Alsácia, 1002 - Roma, 1054), coroado papa em 12 de fevereiro de 1049 sob o nome de Leão IX, foi o 153º Papa da Igreja Católica. Foi principalmente um papa viajante, trabalhando pela paz na Europa.
Leão IX foi um reformador, tendo-se inscrito na reforma gregoriana. Convoca durante seu pontificado 12 Concílios.
Lutou principalmente contra:
·  a taxa eclesiástica (a simonia);
·  o casamento bem como a concubinagem dos padres (o nicolaismo);
·  o fato de os bispos serem príncipes do Império;
·  o afastamento dos valores do cristianismo primitivo.
De junho de 1053 a março de 1054 ele foi mantido prisioneiro em Benevento, numa prisão honorável; ele não sobreviveu muito tempo após seu retorno a Roma, onde morreu em 19 de abril de 1054. O dia de São Leão é festejado em 19 de abril, dia do aniversário da sua morte. Seu corpo repousa na basílica de S. Pedro.
Antes de sua morte, Leão IX enviou um legado papal, o Cardeal Humberto de Silva Cândida, a Constantinopla, para negociar com o Patriarca Miguel Cerulário (1043-1059), em resposta às suas ações sobre a Igreja no sul da Itália. Humberto rapidamente parou as negociações, e excomungou e depôs o patriarca em nome do papa. Este ato, embora juridicamente inválido devido à morte de Leão IX, foi respondida pelo próprio Patriarca Miguel com uma excomunhão contra Humberto e seus associados, o que é popularmente considerado a separação oficial entre as Igrejas orientais e ocidentais, o chamado Grande Cisma do Oriente.

 Santo Expedito, Mártir (Séc. III)
Santo Expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no final do Século III. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa. 
Quando Santo Expedito estava para se converter, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando CRAS - que em latim significa AMANHÃ - mas este grande santo pisou o corvo, bradando HODIE, que significa HOJE, confirmando assim a sua urgente conversão. 
Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e, depois, decapitado pela espada. 

Ver também: Santa Ema de Gurk
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Leão_IX

Nenhum comentário: