sábado, 8 de maio de 2010

Beato Estêvão Grelewski, Sacerdote, Mártir (+ 1941), 09 de Maio

Estêvão Grelewski estudou no Seminário de Sandomierz (Sandomir) até 1916, entrando depois para a Universidade Católica de Lublin. Foi ordenado sacerdote em 1921. Em seguida, fez Doutorado em Direito Canônico na Faculdade Católica de Strasbourg, na France, obtendo o grau de Doutor em 1924. Padre Estêvão se ocupava das paróquias polonesas da Alsácia, onde viviam grupos de operários imigrantes poloneses.
Quando voltou para a Polônia, tornou-se secretário geral da Ação Católica Operária de Radom, próximo a Sandomir. Ele escrevia artigos para diversas publicações na Polônia e se correspondia em alemão e em francês com outros intelectuais católicos que viviam no exterior. Padre Estevão colaborava com o Correio de Varsóvia, com a Voz do Povo e com jornais católicos. Escreveu também diversas obras sobre o protestantismo e as seitas na Polônia e sobre as verdades católicas.
Seu zelo apostólico acabou chamando a atenção dos ocupantes nazistas, durante a II Guerra Mundial. Padre Estêvão foi preso em 1941 com seu irmão, o Abade Casimiro Grelewski (1907-1942). 
Ambos foram deportados para o campo de concentração de Dachau, na Baviera (Alemanha) onde acabaram morrendo – Padre Estevão, vitimado pela fome, e seu irmão, Abade Casimiro, enforcado. No campo de concentração de Dachau, uma “área sacerdotal” foi criada; ali ficaram encarcerados 2.720 ministros religiosos, dos quais 1.034 acabaram morrendo; destes, 868 eram sacerdotes ou religiosos católicos poloneses.
Os dois irmãos sacerdotes, Estevão e Casimiro Grelewski, foram beatificados, com outros mártires da II Guerra Mundial, pelo Papa João Paulo II em 1999, na Polônia.


Fontes :

Nenhum comentário: