domingo, 23 de maio de 2010

Beato Louis Zéphyrin Moreau, Bispo (+ 1901), 24 de Maio

Louis Zéphyrin Moreau nasceu em 1824 em Bécancour, na província de Québec, no Canadá, quinto filho de uma família de treze filhos. Após concluir o curso no Seminário Menor de Nicolet, foi recusado no Seminário de Québec devido à sua saúde frágil, sendo posteriormente aceito no Seminário de Montreal pelo célebre e dinâmico bispo Dom Bourget. Foi ordenado padre em 1846.

A diocese de Montréal se dividira em dois, dando origem ao novo arcebispado de Saint Hyacinthe, cujo responsável era o Abade Dom Moreau, que se tornou bispo do local em 1876. No Século XIX, o Canadá, especialmente em sua parte francófona, conheceu um rápido crescimento e uma impressionante vitalidade. Dom Moreau, apesar de sua saúde frágil, levava uma vida austera e impressionantemente ativa. A seu respeito, o Papa João Paulo II deu esta definição: “O ministério episcopal não tem outra razão de ser senão o de reunir e estimular os membros da Igreja na sua complementaridade.”
Enfrentando a pobreza, o bispo funda duas congregações religiosas. Homem prudente e reflexivo, teve no entanto iniciativas corajosas para responder às necessidades dos novos tempos, tanto que suas ações se estenderam para além da sua diocese, especialmente quanto às relações ecumênicas. Encorajava as escolas, velava pela formação dos seminaristas, devotava-se aos pobres. Seu lema episcopal era: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Tratava-se, pois, de depositar sua fraqueza na força de Deus; eis por que ele escreveu: “Faremos bem as grandes coisas das quais somos incumbidos somente através de uma íntima união com Nosso Senhor.”
Após tanto ter amado seu rebanho com o amor ardente do Cristo, Dom Moreau, que pôde ser chamado “o bispo do Sagrado Coração”, morreu em 1901. Foi o primeiro bispo canadense beatificado.

Documentação Católica 1987, pg. 690

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel

Ver também : Nossa Senhora Auxiliadora

Fontes:

Nenhum comentário: