quarta-feira, 26 de maio de 2010

São Filipe Néri, Sacerdote, Fundador do Oratório (+ 1595), 26 de Maio - Memória

Filipe nasceu em Florença em 22 de julho de 1515. Desde a sua infância era chamado de “o bom Filipinho”, tanto ele era bom, doce e amável. Por volta dos dezoito anos de idade, ele renunciou à fortuna de um de seus tios para ir a Roma estudar Ciências Eclesiásticas. Nada de mais edificante que a sua vida de estudante: pobreza, mortificação, oração, trabalho, silêncio, recolhimento, tudo isso habitava a sua modesta cela.
Após vários anos de persistentes estudos nas universidades, Filipe trabalhou sozinho, ainda alguns anos, no silêncio e na solidão, e ao se tornar padre por obediência, começou a entregar-se ao pastoreio das almas, seu espírito já dócil e profundo adquiriu uma sabedoria ainda mais intensa. Sua pureza angélica sofreu os mais duros ataques, mas ele sempre saiu vencedor de todas as armadilhas, e recebeu como recompensa a graça de jamais cair na tentação da carne.
Um dia, Filipe foi de tal forma abrasado pelo amor de Deus, que duas de suas costelas se romperam. Freqüentemente suas conversas com Nosso Senhor eram tão suaves, que ele não conseguia se conter de alegria e acabava gritando: “Basta, Senhor, basta!”
Filipe visitava os hospitais, cuidava dos doentes, assistia aos pobres e os instruía, passava longas noites em oração nas catacumbas junto aos túmulos dos mártires. Por toda parte e em todas as ocasiões, ele procurava atrair almas para Deus. Amava de modo especial os mais jovens: esperava-os à saída das escolas, enturmava-se com eles e conversava com eles; abordava-os em locais públicos, procurava-os até mesmo nos ateliês e nas lojas, e multidões desses jovens se confessavam com Filipe. Este santo conseguiu retirar inúmeros jovens dos vícios daquela época. “Divirtam-se bastante”, dizia-lhes, “mas não ofendam o bom Deus!” Filipe exercia sobre as crianças, os adolescentes e os jovens em geral uma irresistível influência, e ninguém merece mais do que ele ser considerado Patrono das Obras da Juventude. São Filipe Néri fundou a Sociedade dos Padres do Oratório.
Deus Se utilizou de Filipe Néri para operar, ainda durante sua vida terrena, milagres e mesmo ressuscitar mortos. Apesar de seus dons extraordinários, São Filipe se considerava como o maior dos pecadores e sempre dizia ao Senhor: “Senhor, guardai-Vos de mim, pois tenho medo de Vos trair!” São Filipe Néri morreu aos oitenta anos de idade, em 26 de maio de 1595

Abade L. Jaud,Vida dos Santos para todos os dias do ano (Vie des Saints pour tous les jours de l'année), Tours, Mame, 1950.

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel

Ver também:

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=47526&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: