quinta-feira, 13 de maio de 2010

São Miguel Garicoits, Presbítero (+1863), 14 de Maio

Miguel Garicoits nasceu em 15 de abril de 1797, em Ibarre, França. Seus pais, apesar de humildes, socorriam padres fugitivos do terror da Revolução Francesa.
O pároco da vizinhança encarregou-se da educação de Miguel e depois recomendou-o ao bispo de Baiona. Dedicado e inteligente, foi estudar no Seminário de Dax, ordenando-se sacerdote em 1823, e dois anos depois tornou-se professor de Filosofia no Seminário Maior de Bétharram, nos Baixos Pirineus.
Miguel tornou-se formador de novos padres. Preocupava-se com o clero, que se mostrava mal preparado e desorientado. Para mudar tal quadro, teve a idéia de fundar um instituto de sacerdotes que atuariam como colaboradores nas paróquias, nos colégios e nos seminários, dando suporte intelectual.
O bispo não ficou muito animado com essa idéia, porém autorizou-o a tentar. Assim, Miguel iniciou o seu projeto, procurando padres que estivessem dispostos à missão. Educou-os e preparou-os, o que encorajou o novo bispo de Baiona a dar o seu apoio. Em 1841, o instituto, que passou a chamar-se Padres do Sagrado Coração de Jesus, recebia a aprovação diocesana.
Porém uma doença seria o novo desafio que Miguel teria de enfrentar. Em 1853, adquiriu uma paralisia que o prenderia à cama. Foram nove anos de sofrimento. Padre Miguel morreu em 14 de Maio de 1863.


Ver também: São Matias, Apóstolo

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100514&id=12379&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=36742&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: