sábado, 15 de maio de 2010

São Simão Stock, Prior Geral da Ordem do Carmo (1164-1265), 16 de Maio

De origem inglesa, São Simão Stock nasceu numa família muito ilustre do condado de Kent, onde seu pai era governador. Durante a gravidez, a mãe de São Simão o consagrou à Virgem Maria. Ainda  bebê, São Simão era freqüentemente visto agitando-se nos braços da mãe quando ela pronunciava o doce nome de Maria. Para acalmá-lo, bastava mostrar-lhe uma imagem da Virgem Maria. Ele não ainda não tinha completado um ano de idade quando o escutaram pronunciar claramente a saudação angélica. Esta precoce devoção só podia ser proveniente de um extraordinário movimento do Espírito Santo no pequeno Simão.
Aos doze anos, Simão se retirou para o deserto, indo habitar na fenda do tronco de uma grande árvore, daí o seu apelido “Stock”, “tronco” em inglês. Sua alimentação consistia em ervas cruas, algumas raízes e batatas, um pouco d’água para lhe matar a sede e mais nada. Mesmo que o tronco onde ele havia decidido morar não lhe oferecesse a liberdade de se esticar para dormir, Simão usava aquele abrigo precário para o seu rápido descanso. Em meio a este retiro selvagem, suas orações subiam ininterruptamente aos Céus.
São Simão passou vinte anos na mais completa solidão, alimentando sua alma com as delícias celestes da contemplação. Tendo-se privado voluntariamente das conversações com as outras pessoas, ele gozava dos diálogos com a Virgem Maria e com os Anjos, que o exortavam a perseverar em sua vida de renúncia e de amor. A Rainha do Céu o avisou que logo ele veria desembarcar, na Inglaterra, eremitas vindos da Palestina. Ela acrescentou que ele devia juntar-se a esses homens que ela considerava como seus servidores. De fato, Lord Jean Vesoy e Lord Richard Gray de Codnor retornaram da Terra Santa, trazendo consigo alguns eremitas do Monte Carmelo.
Dócil às orientações da Mãe de Deus, São Simão Stock juntou-se a esses Padres, em 1212. Eleito vigário geral da Ordem do Carmo em 1215, o santo trabalhou com todas as suas forças para obter junto a Roma a confirmação da sua Ordem para o Ocidente. Não faltaram adversários para tentar impedir o crescimento da mesma por toda a Europa. Mas Simão Stock suplicou à Virgem Maria com suas constantes orações e muitas lágrimas para que Ela mesma defendesse essa Ordem que lhe era consagrada. Aparecendo em sonho ao Papa Honório III, a Mãe de Deus lhe fez conhecer suas vontades e, em 1226, este Papa confirmou a Regra da Ordem do Carmo.
Um dia, a Virgem apareceu resplandecente a seu servidor, acompanhada de um grande número de almas bem-aventuradas. Deu-lhe um escapulário, dizendo: “Receba, meu filho, este escapulário, como o símbolo de uma estreita aliança comigo. Eu o entrego a você como o hábito da sua Ordem; isto será para você e para todos os Carmelitas um excelente privilégio, e aquele que o portar jamais padecerá no fogo eterno. É a marca da salvação em meio aos perigos e da feliz posse da vida que jamais terá fim.” A devoção ao escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo espalhou-se não somente entre o povo, mas também entre os reis e príncipes que ficavam muito honrados em trazer no peito esta marca dos servidores da Virgem.
São Simão Stock, presente no Concílio Geral de Lyon ocorrido sob o papado de Inocêncio IV, pronunciou naquela ocasião um discurso eloqüente contra as divisões que então agitavam a Igreja. Ele morreu no vigésimo quinto ano do seu priorado, aos cem anos, deixando admiráveis exemplos de virtude. Faleceu na cidade de Bordeaux, na França, quando visitava os mosteiros da Ordem.
A Igreja acrescentou suas últimas palavras à saudação angélica: “Santa Maria, Mãe de Deus,rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.”

(Monsenhor Paul Guérin, Edição 1863, pgs. 229-233-Bollandistes, Paris, Ed. 1874, tomo V, pg. 582)

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel

Ver também: Santo André Bobola, Padroeiro da Polônia

Fontes:

Nenhum comentário: