domingo, 6 de junho de 2010

Santo Antonio Maria Gianelli, Arcebispo, Fundador (+1846), 07 de Junho

Nasceu em  12 de abril de 1789 em Cerreto, Itália. Filho de Maria e Giacomo Gianelli, Antonio cresceu numa família pobre, mas piedosa que habitava uma pequena fazenda. Sua mãe ensinou-lhe o catecismo e seu pai era conhecido como um pacificador da cidade. Antonio era um estudante tão promissor que o proprietário da fazenda pagou sua educação no seminário. Ordenado em 24 de maio de 1812 era tão jovem que precisou receber uma autorização especial para poder ser ordenado, uma vez que era um candidato muito promissor ao bom exercício do sacerdócio. Serviu como pároco em sua paróquia.
Foi Arcebispo de Chiavariem e, em 1827, fundou a Ordem dos Missionários de Santo Alfonso, uma congregação de missionários que durou até 1856. Fundou,então, a Ordem dos Oblatos de Santo Alfonso em 1828, que durou até 1848. Depois, fundou a Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Jardim em 1829, uma Ordem de professoras que trabalhavam com os doentes e que continua seu trabalhos na Europa, Estados Unidos e Ásia até hoje. Foi Bispo de Bobbio em 1837.
Organizou a Sociedade de São Rafael e a Sociedade de Santa Dorothéa para instruir os devotos de sua Diocese. Restaurou a devoção a São Columbanus (padroeiro dos motociclistas). Conduziu dois sínodos e estava constantemente na estrada, de paróquia em paróquia, visitando seus fieis. Faleceu em 7 de junho de 1846 de causas  naturais. Foi beatificado em 1925 e canonizado em 21 de outubro de 1951 pelo Papa Pio VII.

Ver também: Beata Maria Teresa de Soubiran La Louvière / Festa da Santíssima Trindade


Fontes:

Nenhum comentário: