terça-feira, 22 de junho de 2010

São José Cafasso, Presbítero (+1860), 23 de Junho

        Nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, em 1811. Vinha de uma família rica e foi educado no seminário de Chieri. A sua vida foi escrita por São João Bosco ao qual José serviu como professor, conselheiro e diretor espiritual por  20 anos. Três anos após  ser ordenado, Cafasso foi nomeado professor de teologia moral no Colégio Eclesiástico de São Francisco em Turim, o qual acolhia cerca de 60 jovens padres de diversas dioceses. Mais tarde, foi Superior do Colégio e conservou essa posição até a morte. 
Exerceu o apostolado com presos, especialmente os condenados à morte. Deixou a sua marca como notável diretor espiritual e pregador. Levou uma vida de penitência e era famosa a sua devoção ao Santíssimo Sacramento. Como confessor, tinha o dom de ver o que se passava na mente das pessoas, e assim conseguia regenerar os corações mais  empedernidos.
A partir de 1827, dirigiu  João Bosco no seu apostolado com rapazes e ajudou-o a se instalar em Turim. É considerado co-fundador dos Salesianos. Em 1880, quando já estava bem doente,  fez um testamento deixando os seus bens para José Cottolengo e para João Bosco. No seu funeral,  o orador oficial foi  São João Bosco e houve uma enorme multidão a aguardar em longas filas para prestar sua ultima homenagem a este notável santo. Faleceu em 23 de Junho de 1860 em Turim e foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII. 

Ver também: Beato Bento Menni

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100623&id=11556&fd=0

Nenhum comentário: