sexta-feira, 25 de junho de 2010

São Leão II, Papa (+ 683), 28 de Junho


Após a morte do Papa Agatão, a Sé Apostólica permaneceu vaga durante dezenove meses. Então, após este longo período, foi eleito um dos últimos Papas da Idade Média, São Leão II, originário da Grande Grécia, em Piano-di-San-Martino, perto de Reggio. Filho de um médico, perfeitamente versado nas Sagradas Escrituras, Leão era tão piedoso quanto sábio, e seus bons exemplos conduziam todos pelo caminho da virtude.
Tornando-se cônego regular, começou a cuidar especialmente dos pobres, dos órfãos e das viúvas. Seu curto pontificado, que durou apenas dez meses, foi marcado pela confirmação do sexto Concílio Ecumênico que seu predecessor havia reunido em Constantinopla para combater os hereges Monotelitas (diziam que, em Jesus Cristo, embora havendo duas naturezas, só havia uma vontade, pela identificação perfeita da vontade humana com a vontade divina)
Conhecendo bem tanto o idioma grego quanto o latino, São Leão traduziu as atas desse Concílio para os Ocidentais, do grego para o latim. O santo Papa Leão II ordenou que fosse dada a paz a todos os fiéis durante a santa missa. Este costume piedoso já vinha sendo praticado e observado desde os primeiros séculos da Igreja, como se pode constatar nos escritos de São Denis e de São Justino.
Os cânticos que São Gregório o Grande havia composto e estabelecido na Igreja encontravam-se, então, numa extrema confusão e decadência. São Leão II reformou pessoalmente os cânticos gregorianos e compôs também alguns novos hinos que a Igreja conservou até os nossos dias. Ainda que ele tenha permanecido na Sé durante apenas dez meses e dezessete dias, São Leão II é um dos mais excelentes Papas que já governaram a Igreja. Amado e respeitado por todos, tanto por causa de sua virtude quanto por sua doçura natural, sempre afável e benevolente, São Leão II contava com todas as qualidades necessárias para exercer o cargo de Pastor supremo.
Todos os fiéis sentiram sua perda como a de um verdadeiro pai. Seu corpo foi enterrado no Vaticano, no mausoléu dos soberanos pontífices. Ele é representado abraçando um mendigo, em alusão à sua caridade para com os infelizes, ou tendo consigo um livro onde se lêem notas musicais.

Ver também : Santo Irineu de Lyon

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100628&id=4943&fd=0
Extraído dos Petits Bollandistes, Paris, 1874, tomo VII, pgs. 417-418.
http://i43.servimg.com/u/f43/11/53/59/59/saint_82.jpg

Nenhum comentário: