domingo, 4 de julho de 2010

Beata Maria Teresa Ledochówska, Religiosa, Fundadora (+1922), 06 de Julho


Maria Teresa Ledochowska nasceu a 29 de Abril de 1863 em Loosdorf, Áustria. Oriunda de nobre família polonesa, distinguiu-se por uma rara inteligência, vontade férrea, gênio lúcido e prático, sensibilidade a fugir-lhe  para os mais pobres.
Maria Teresa era aluna externa das Damas Inglesas. Apesar de ser a mais nova depressa ultrapassou todas as companheiras. Os seus exercícios de redação causavam admiração geral, quer pelo conteúdo, quer pela forma. Foi Dama da Corte da Toscana desde 1885-1890. Foi aí que, pela primeira vez, num encontro com as Missionárias Franciscanas de Maria, deparou-se com  os problemas missionários, sobretudo com a escravidão. Após o encontro, fez o propósito de rezar muito pelas missões.
Em 1886 uma amiga protestante ofereceu-lhe o livro do Cardeal Lavigerie sobre a escravatura em África, que dizia: “Mulheres cristãs da Europa, se Deus vos concedeu talento para escrever, colocai-o ao serviço desta causa. Não encontrareis outra mais santa!”
A partir daquele momento, novo caminho se lhe deparou e seguiu-o com todas as suas forças. Pôs  imediatamente mãos à obra e começou a escrever um drama sobre os escravos intitulado “Zaida, a jovem negra”.
A partir de Outono de 1889, Maria Teresa começou a escrever artigos sobre as missões. O Eco de África foi publicado pela primeira vez, em Novembro do mesmo ano.  Ela já estava em contato com seis congregações missionárias, que lhe forneciam notícias de diferentes territórios da África.
  Em 15 de Abril de 1891 pediu e obteve a dispensa do trabalho na corte, o que lhe foi concedido pelo imperador Francisco José. No dia 9 de Maio do mesmo ano, despediu-se da corte.  
Depois de consumir heroicamente a sua vida a favor das Missões, faleceu a 6 de Julho de 1922 aos 59 anos de idade. Foi beatificada pelo Papa Paulo VI em 19 de Outubro de 1975, então Dia Mundial das Missões.

Ver também: Santa Maria Goretti

Fontes:

Nenhum comentário: