quinta-feira, 1 de julho de 2010

Beato Pier Giorgio Frassati, Leigo (+1925), 04 de Julho

Pier Giorgio Frassati (Turim, 6 de abril de 1901 — Turim, 4 de julho de 1925) foi um ativista católico italiano. Modelo do jovem leigo, tornou-se significativamente popular nas décadas seguintes à sua inesperada morte, sobretudo nas Conferências de São Vicente de Paulo e na Ação Católica. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II como o Homem das Oito Bem-Aventuranças, aos 20 de maio de 1990.

Filho de Alfredo Frassati e Adelaide Ametis, família abastada, dona do jornal La Stampa. Tendo vivido entre 1918 e 1922 em Berlim, onde o seu pai foi embaixador de Itália, Pier Giorgio viveu, sobretudo, no Piemonte, na cidade de Turim.
Pier-Giorgio era profundamente anti-fascista, chegando a envolver-se em confrontos físicos com adeptos do Partido Social Fascista de Benito Mussolini. Quando aquele dirigente assumiu o poder, em 1922, o seu pai demitiu-se de embaixador e regressou a Itália com a família. Em 1921 Pier Giorgio inscreveu-se no Partido Popular italiano (Partito Popolare Italiano), dirigido por Luigi Sturzo que se reclamava das idéias da Democracia Cristã.





Dedicou-se desde muito novo a várias obras sociais, de caridade e religiosas. Envolveu-se no seio de vários grupos católicos de juventude, como o Apostolado da Oração e a Sociedade de São Vicente de Paulo, sendo igualmente membro da Ordem Terceira de São Domingos. Uma da suas máximas de vida era: «A Caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais». Foi um dos fundadores do jornal «Momento», baseado nos ensinamentos sociais do Papa Leão XIII explanados na sua encíclica Rerum Novarum. Estudante de Engenharia Industrial Mecânica na Escola Real Politécnica entre 1918 e 1925, pretendia vir a dedicar-se integralmente aos mineiros, que ele via como uma das classes profissionais mais sofredoras, tanto em termos de dureza profissional quanto em termos sociais.
Era um desportista, praticando diversas modalidades entre as quais se destacava o montanhismo, mediante o qual aproveitava para se isolar, rezar e refletir na solidão das montanhas.
Frassati morreu em 1925 de poliomelite e milhares de pessoas participaram no seu funeral. Encontra-se enterrado na Catedral de Turim. Foi chamado de Homem das oito beatitudes pelo Papa João Paulo II, que o nomeou Patrono dos Desportistas e o beatificou a 20 de Maio de 1990. Sua festa religiosa é celebrada em 4 de julho.

Ver também: Santa Isabel, Rainha de Portugal

Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Versolalto.jpg Pier Giorgio Frassati lors de la dernière randonnée au Lunelle le 7 juin 1925. « Verso l'alto » (« vers le sommet ») est la légende que Pier Giorgio apposa lui-même sur cette photo

Nenhum comentário: