quarta-feira, 21 de julho de 2010

Santa Cunegundes, Religiosa (1224-1292), 23 de Julho

Da dinastia real da Hungria, Cunegundes (Kinga) era filha do rei Bela IV e de Maria Láskaris, a bizantina. Era sobrinha de Santa Edwiges e de Santa Inês de Praga; irmã das Bem-aventuradas Iolanda e Margarida; prima de Santa Isabel de Portugal; prima e cunhada da Bem-aventurada Salomé de Cracóvia; tia de São Luís de Tolosa. Muito trabalhou para a canonização de Santo Estanislau e Santa Edwiges.
Nasceu em 1224. Casou-se com Boleslau, príncipe de Cracóvia, em 1239, vivendo com ele durante 40 anos em virgindade. Após a morte do marido, tornou-se Clarissa em 1279, no Mosteiro de Stary Sacz, fundado por ela e o marido em Sandeck. Ali, mais tarde, foi abadessa. Morreu em 1292. Foi declarada padroeira da Polônia e Lituânia pelo Papa Clemente XI. 
Foi beatificada em 1690 pelo Papa Alexandre VIII e canonizada pelo Papa João Paulo II, em Stary Sacz, no dia 16 de Junho de 1999.

Oração
Ó querida Santa Cunegundes, fiel seguidora do ideal clariano em pobreza e castidade, sê para nós um modelo de vida pobre e casta. Que possamos viver uma fidelidade a toda prova, um amor profundo a Jesus. Intercede por nós, para que saibamos abraçar com radicalidade a nossa vocação, reconhecendo que a graça nos conduz à plenitude da experiência dos mistérios de Jesus Cristo. Que o teu amor a Jesus nos ajude a viver plenamente a nossa consagração. Amém!

Ver também: Santa Brígida da Suécia / Beato Nicéforo Diez Tejerina e 25 Companheiros Mártires de Daimiel

Fontes:

Nenhum comentário: