segunda-feira, 12 de julho de 2010

Santos Henrique II, Imperador (+1024) e sua esposa Imperatriz Cunegundes (+1033), 13 de Julho

Muitos acusam a Idade Média como um tempo de trevas da história, e é fácil pensar assim se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois ali é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.
Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia a uma família santa e, por isso, foi educado por cônegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã.
Conta-se que espiritualmente ele se preparou para assumir o trono da Alemanha, sem o saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis". Primeiro, interpretou que teria seis dias antes de morrer, mas, como tal não aconteceu, preparou-se em vista a seis meses e em seguida a seis anos, até que, por providência, assumiu o reinado.
No caso de Henrique, o adágio de que "ao lado de um grande homem está uma grande mulher" funcionou, pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes, que era um mulher de muitas virtudes e inúmeros dons. Durante vinte e sete anos, ela ajudou o seu esposo na organização do império e na implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Cunegundes foi morar num mosteiro, onde cortou os cabelos, vestiu o hábito pobre e passou a obedecer às suas superioras até ir ao encontro de Henrique no Céu, quando tinha 61 anos.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100713&id=10716&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=46863&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: