quarta-feira, 28 de julho de 2010

São Justino de Jacobis, Sacerdote, Missionário (+1860), 31 de Julho

Nasceu em 9 de outubro de 1800 em San Fele, Luciana, Itália.Foi educado em Nápoles e entrou para os Vicentinos com 18 anos. Foi ordenado em 1824. Destacou-se como notável pregador, especialmente junto à população rural. Ele ajudou no processo de fundação de uma casa Vicentina em Monopoli. Mais tarde foi Superior em Lecce. Trabalhou com os doentes na epidemia de cólera de 1836/37 em Nápoles e milagrosamente não contraiu a doença.
Indicado Vigário Apostólico em  Adua, Etiópia em 1839, ele  começou um trabalho missionário na África que consumiu toda a sua vida. O povo era primeiramente composto de pagãos, islâmicos, cristãos Cópticos e estrangeiros que não recebiam bem qualquer autoridade, seja civil  ou religiosa. Justino aprendeu a língua, viveu com o povo e trabalhou para melhorar as relações da Igreja em nível local. Tentou que um dos seus monges fosse indicado pelo Vaticano com Patriarca da Igreja da Etiópia, mas não conseguiu. Retornou a Roma para consultas com o Papa, e tentou conseguir que alguns líderes religiosos etíopes  voltassem para a Etiópia com ele, mas não conseguiu.
Em 1846 voltou à Etiópia e fundou um Colégio em Guala. 
Este trabalho e outros esforços missionários provocaram uma reação da Igreja da Etiópia. Como conseqüência, o catolicismo foi banido daquele país e o Bispo de Massawa foi forçado a fugir para Roma. Mesmo ameaçado de morte, Justino ficou  e tornou-se um missionário no movimento religioso subterrâneo que se seguiu  e continuou cuidando dos convertidos. Consagrado Bispo fugitivo de Massawa em 1848, foi dada a ele autoridade para administrar os Sacramentos nos ritos etíopes. Em 1853 havia consagrado 20 padres, 5000 convertidos e reaberto o Colégio em Guala.
Em 1860 Kedaref Kassa tornou-se  Rei da Etiópia  com o apoio de Abuna Salame, Patriarca da Igreja da Etiópia. Em gratidão ele proibiu o catolicismo e Justino foi preso por vários meses. Ele teve que fazer uma marcha forçada até a área de Jhalai no Sul da Eritréia, passando o resto de sua vida em trabalhos missionários ao longo do Mar Vermelho.

Justino é considerado o Apóstolo da África e o fundador das missões Abyssinianas. O Beato Hebre Michael é um dos 12mil convertidos por ele em sua época. Morreu em 31 de julho de 1860 devido a uma febre tropical, numa pequena estrada lateral perto de Halai, durante uma viagem missionária. Foi enterrado na Igreja de Hebo. Justino foi beatificado em 1939 pelo Papa Pio XII e canonizado em 26 de outubro de 1975 pelo Papa Paulo VI.

Sua festa é celebrada no dia  31 de julho.
Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/sao_justino_jacobis.htm
http://www.fdcsanvincenzo.it/santi/testo_30_luglio.html
http://www.cattedralebrindisi.it/public/sezione.asp?s=4&id_p=27
http://www.montepierno.it/sangiu/sangiu.htm

Nenhum comentário: