quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Beata Zélia Guérin, Leiga, Mãe de Família (+1877), 28 de Agosto

Zélia Guérin nasceu em 1831. Estudou com as Irmãs da Adoração Perpétua. Recebeu formação que a fez uma rendeira muito hábil. Tentou ser freira, mas após conversar com a Superiora das Filhas da Caridade, ela entendeu que esta não era a vontade de Deus a seu respeito.
Um dia, Zélia cruzava a Ponte Saint-Léonard e por ela passou um rapaz com um rosto nobre, um ar reservado e um comportamento cheio de dignidade. Naquele momento, uma voz interior sussurra em seu ouvido: "Este é o homem que esta reservado para você." A identidade do rapaz logo foi revelada. Providencialmente, Zélia conhecia a mãe de Luis que, tentando arrumar uma católica devota como esposa para o filho, os apresentou.
Três meses após terem se conhecido, casam-se à meia-noite no dia 12 de julho de 1858, um horário comum na época entre aqueles que entendiam a importância religiosa do casamento, ou seja, um sacramento que é uma vocação, um chamado à santidade.
Os dois decidem  manter a castidade perfeita no matrimônio. No entanto, a Sabedoria Divina, que leva tudo com "força e doçura", tem outros planos para este casal e no final de dez meses, a conselho de um amigo sacerdote, mudam de idéia. Eles agora desejam ter muitos filhos, a fim de criá-los e oferecê-los ao Senhor.
O casal é abençoado pelo nascimento de nove filhos. Perderam quatro filhos ainda quando crianças. Mas o luto não enfraqueceu a confiança na bondade dos planos de Deus e abandonam-se com amor a Sua Vontade. (As crianças sobreviventes, cinco meninas, se tornaram freiras, quatro delas Carmelita.)
Zélia era da Ordem Terceira Franciscana, e desde cedo ensinou suas filhas a oferecerem seus corações ao bom Deus e a simples aceitação das dificuldades diárias "para agradar a Jesus". Uma marca que é a base do ensinamento dado pela mais conhecidas de suas filhas: Santa Terezinha do Menino Jesus.
No final de 1876, Zélia descobre um câncer de mama que era inoperável. Morre em 28 de agosto de 1877. Luis fica com cinco filhos: Maria, Paulina, Leônia, Celina, e Teresa, que tem  quatro anos e meio de idade.

Ver também: Santo Agostinho de Hipona

Fontes:
http://familia-igreja-domestica.blogspot.com/2010/07/beatos-zelia-e-luis-martin.html
http://provsjose.zip.net/arch2008-06-01_2008-06-15.html
http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com/2009/07/liturgia-12-de-julho-15o-domingo-do.html

Nenhum comentário: