terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santo Egídio, Abade (Por volta do Século VII), 1º de Setembro

Não se sabe ao certo quando viveu. Alguns historiadores acham que viveu no século VI e era contemporâneo de São Cesário de Arles. Outros, porém, situam-no no século VIII. A sua vida foi composta no século X. Segundo a lenda, Egídio vivia num bosque, longe da convivência humana. Era alimentado por uma corça, que Deus lhe enviara.
A corça lhe fornecia leite diariamente. Um dia, entretanto, perseguida pelo rei que caçava na região, a corça procurou refúgio junto ao santo eremita. No afã da perseguição o rei não havia percebido a presença de Santo Egídio, que acabou sendo ferido no lugar do pobre animal perseguido.
Em reparação do infeliz acidente, o rei tornou-se amigo do piedoso anacoreta, doando-lhe aquele sítio. Surgiu ali uma grande abadia e prosperou uma ativa comunidade de monges, dos quais Santo Egídio tornou-se abade. Foi e continua sendo muito cultuado na França e na Holanda.
É invocado contra a convulsão da febre, contra o medo e a loucura

Prece
Da mudança de vida
Deus, nosso Pai, Jesus, vosso Filho, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele, por ele foi-nos dada a graça de vos conhecer, e em virtude de seu Espírito a nós enviado, somos atraídos para vós, ó Deus de ternura e de bondade.
Mostrai-nos, Senhor, a vossa face amiga e dai-nos força e confiança, para seguirmos o caminho de Jesus. Tornai-nos verdadeiros e abri os nossos corações à novidade da vossa mensagem.
Dai-nos discernimento, para que não nos deixemos levar pelas mentiras com aparência de verdades. Que a verdade seja a nossa contínua busca, e na transitoriedade das coisas busquemos o vosso rosto de Pai, cujo amor perdura para sempre. Em Jesus ressuscitado, que vive para sempre, também nós um dia sejamos ressuscitados de todos os nossos medos e de todas as misérias e opressões que pesam sobre nossos ombros.

Ver também: 

Fontes:
http://www.tradicioncatolica.com/index.php/2007/09/01/1-de-septiembre-san-gil/

Nenhum comentário: