sábado, 21 de agosto de 2010

São Filipe Benício, Sacerdote (+1285), 22 de Agosto

Filippo Benizi foi um religioso e sacerdote católico italiano da Ordem dos Servos de Maria italiano que nasceu em Firenze, em 15 de agosto de 1233, e morreu em Todi, na Perúgia, em 22 de agosto de 1285. É venerado como santo pela Igreja Católica.

 

Biografia

De uma nobre família florentina (isto é, originária de Florença, na Itália), era filho de Giácomo Benizi e de Albaverde Frescobaldi. Estudou filosofia e medicina nas Universidades de Paris e Pádova, onde foi laureado em 1253. Em 1254, entrou como irmão leigo na Ordem dos Servos de Maria do Convento de Monte Senário e fez seus votos. Foi ordenado presbítero em Siena no ano de 1258, assumindo diversas responsabilidades na Ordem a na direção do convento. Em 5 de junho de 1267 foi eleito Prior Geral da Ordem dos Servitas, cujo estatuto reformou, transformando-a em ordem mendicante. Colaborou com Santa Juliana Falconeri na fundação da Ordem Terceira dos Servitas para mulheres.
Em 1269, durante o longo conclave realizado em Viterbo para eleger o sucessor de Clemente IV, seu nome circulou entre os "papáveis" (cogitados para ser eleito como Papa), mas ele não aceitou tal fato e se refugiou. Gregório X (atualmente Beato Gregório X) acabou ficando com o trono de São Pedro.
Foi muito amigo do Papa Martinho IV, morrendo, inclusive, no mesmo ano que ele. Filipe Benício morreu no Convento das Servas de Maria de Todi em 1285. Foi sepultado em Firenze.

 

O culto

A veneração de São Filipe Benício se iniciou logo após sua morte. O culto foi aprovado por Inocêncio X, que o proclamou beato em 8 de outubro de 1645. O Papa Clemente X realizou sua canonização em 12 de abril de 1671. Foi o primeiro servita a ser elevado à glória dos altares.
Na iconoclastia religiosa, o santo é representado com o hábito servita e a tiara (símbolo da renúncia ao Papado). Sua memória litúrgica é celebrada em 22 de agosto.

Ver também: Nossa Senhora Rainha

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=47510&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário: