quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Santo Atanásio Iº de Constantinopla, Patriarca (+1315), 28 de Outubro

Santo Atanásio Iº foi Patriarca de Constantinopla de junho de 1289 a outubro de 1293 e, depois, de 1303 a 2309. Ele foi um monge de vida muito simples, um asceta partidário do monaquismo, antiga doutrina da Igreja cristã.
Nomeado Patriarca para substituir Gregório II (Gregório de Chipre), Atanásio iniciou seu patriarcado enquanto uma crise religiosa se abatia sobre o Império. O Patriarca tentou acalmar os ânimos, denunciou os abusos dos sacerdotes e conduziu um combate acirrado aos arsenitas, tentando impedi-los de criar um cisma na Igreja ortodoxa. Porém o apoio que Atanásio recebeu de Andrônico II foi insuficiente e as medidas que havia tomado foram mal vistas pela população.
Acusado de acumular riquezas, ele abdicou. Todavia, foi chamado novamente por Andrônico II para assumir o patriarcado, em 1303. Atanásio realiza exatamente a mesma política do seu primeiro patriarcado. Retirou dos patriarcas de Jerusalém, de Alexandria e de Antioquia as propriedades que eles possuíam, o que não estaria em acordo com a regra da pobreza evangélica. Novamente Atanásio criou discórdias entre o clero e a população, o que o levou a abdicar pela segunda vez, em 1309. Morreu em 1315.

Ver também:

Fontes:

Nenhum comentário: