segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São João de Brébeuf e Companheiros, Religiosos, Mártires (+1649), 19 de Outubro

Contexto Histórico
Nosso contexto histórico de hoje fica entre os anos 1600 e 1650, na região dos grandes lagos, fronteira entre Estados Unidos e Canadá. No século, XV britânicos e franceses iniciaram a colonização do Canadá.
Os britânicos, em menor número, foram para a Terra de Rupert, na região Noroeste. Já os franceses, em número bem maior, ocuparam a região dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, bem como a região que atualmente compõe as atuais províncias de Nova Escócia e Nova Brunswick.
Os índios Iroqueses não aceitaram essa dominação e se colocaram em guerra contra os Hurons, que estavam acolhendo a cultura e os jesuítas franceses. Essas guerras, que começaram por volta de 1640, geraram diversas lutas, culminando com o Tratado de Paris, em 1763, no qual os franceses cederam seus territórios da Nova França e da Acádia aos britânicos. Mas o antigo Canadá permaneceu francês, permitindo que a Igreja Católica e a língua francesa continuassem a sobreviver no Canadá, até os dias atuais.

O Santo
Hoje lembramos a santidade e o martírio de João de Brébeuf, Isaac Jogues, Renato Goupil, João de La Loude, Gabriel Lalemant, Carlos Daniel, Carlos Carnier e Natal Chabanel, todos eles missionários jesuítas de origem francesa.
A região dos grandes lagos, entre Estados Unidos e Canadá, era habitada por índios. Os jesuítas resolveram evangelizar a região, mesmo conhecendo os perigos dessa missão. Acabaram sendo mortos por índios Hurons e Iroqueses, entre 1642 e 1649. Eram seis sacerdotes e dois irmãos coadjutores.
O irmão coadjutor Renato Goupil foi morto em 1642; o sacerdote Isaac Jogues e o outro irmão coadjutor, João de La Loude, em 1647; o sacerdote Carlos Daniel, em 1648, e João de Brébeuf, Gabriel Lalement, Carlos Carnier e Natal Chabanel, em 1649.
São João de Brébeuf nasceu em 1593, em Conde-Sur-Vire, Bayeux, França. Entrou para a Companhia de Jesus em 1617, foi ordenado sacerdote aos 29 anos. Três anos depois foi para o Canadá, pois conhecia a língua e os costumes dos índios Algonquinos. Escreveu uma gramática da língua deles, e também livros catequéticos. Da mesma forma procedeu com os índios Hurons.
Somente após 6 anos de trabalho duro é que conseguiram batizar o primeiro índio. Pela resistência crescente e obstinada, em clima de perseguição, o ritmo das conversões era desesperadamente lento. Em 1641, a missão não tinha mais de 60 cristãos. As dificuldades aumentaram a partir de 1642 quando os ferozes índios Iroqueses iniciaram a invasão das terras Hurons.
João de Brébeuf viveu pobremente no meio dos Hurons. Mas, durante o conflito contra os Iroqueses, estes invadiram a aldeia dos Hurons, amarraram o jesuíta em um pau e o torturaram de diversas maneiras, chegando a arrancar suas unhas. Finalmente, como era costume, vendo que ele fora um guerreiro muito corajoso, comeram seu coração.
Mas todo esse esforço e martírio foram recompensados. Da mesma forma como aconteceu com os primeiros cristãos que, ao serem perseguidos pelos judeus e romanos se dispersaram em variadas direções, levando junto sua fé evangélica, semelhantemente aconteceu com os Hurons que sobreviveram, que se espalharam levando com eles essa iniciação catequética. Diversas sementes foram plantadas. Nossos mártires de hoje foram canonizados por Pio XI, em 1930.

Iluminação Bíblica em nossa vida
Neste dia em que homenageamos esses oito mártires jesuítas franceses, nos vêm à mente as palavras de Jesus registradas pelos três evangelistas sinóticos. Lemos em Marcos 8, 34-37: "Jesus convocou em seguida o povo com os discípulos e lhes disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim e pela causa do Evangelho, há de salvá-la. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a se prejudicar? Ou, o que se pode dar em troca da própria vida?’"
Peçamos a Deus que nos dê essa mesma fé, força e determinação que moveram os oito mártires de hoje, para que possamos viver pela causa do evangelho, optando pelo fiel seguimento de Jesus.

Ver também:

Fontes:
http://www.jesuites.com/histoire/saints/jeandebrebeuf.htm

Nenhum comentário: