segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Lucas, Evangelista (Século I), 18 de Outubro

Nascido em Antioquia, São Lucas é uma das maiores glórias daquela cidade.
 Sabe-se pouquíssima coisa a respeito de seus primeiros anos de vida; ignora-se mesmo se, antes de sua conversão, ele era pagão ou se praticava a religião judaica, hipótese mais provável e geralmente mais levada em consideração. Dotado de forte personalidade e de grande inteligência, São Lucas foi, ao que parece, um médico habilidoso que, durante suas horas de lazer, gostava de cultivar a arte da pintura, pela qual tinha um amor particular.
Lucas teria seguramente chegado a um dos mais altos postos da cidade quando renunciou ao seu futuro brilhante para ir ver, na Judéia, esse Jesus que iniciava Sua vida pública e cujos Nome, doutrina e milagres causavam grande furor em todas as regiões vizinhas. Lucas O viu, acreditou na Sua missão divina e assumiu para si a Palavra do Mestre: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Desde então, Lucas começou a seguir, passo a passo, o Salvador em suas caminhadas apostólicas; foi testemunha de Sua Paixão, de Sua Ressurreição e de Sua Ascensão, recebeu o Espírito Santo no Cenáculo, no dia de Pentecostes e partiu para evangelizar sua pátria, Antioquia.
Cheio de entusiasmo pelo gênio de São Paulo Apóstolo, Lucas o adotou por seu mestre e a ele se juntou para ajudá-lo em seus trabalhos, sendo-lhe tão fiel que o acompanhou em todas as suas viagens, suportando pacientemente com Paulo fadigas, sofrimentos e perseguições.
São Lucas escreveu, inspirado pelo Espírito Santo e com uma competência pessoal que lhe é incontestável, o Evangelho que traz seu nome, bem como os Atos dos Apóstolos. Seu Evangelho é precioso, sobretudo, devido às suas narrativas bastante detalhadas dos mistérios da Encarnação e da Natividade do Salvador, da Anunciação e da Visitação de Nossa Senhora a sua prima, Santa Isabel. Os Atos dos Apóstolos serviram para dissipar muitas mentiras que eram espalhadas a respeito do cristianismo nascente, confirmando assim os fiéis em sua fé.
Quem nunca ouviu falar dos ícones da Virgem Maria pintados por São Lucas? Segundo uma tradição, ele teria recebido de Maria a graça de poder retratá-la, depois que a divina Mãe consentira em posar para ele; após terminado o trabalho, a Santa Virgem o teria abençoado, dizendo: “Minha graça estará sempre com esta imagem.” As Madonas de São Lucas são veneradas em diversos lugares.
Após a morte do grande Apóstolo Paulo, Lucas continuou seu apostolado na Itália, na Gália (França), na Dalmácia (atuais Croácia, Bósnia Herzegovina e Montenegro), na Macedônia. Ele deu seu sangue pela fé, não se sabe bem se no Peloponeso (Grécia) ou na Bitínia (Turquia). São Lucas é padroeiro dos pintores e dos médicos.
©Evangelizo.org

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Ver também :

Fontes :

Nenhum comentário: