domingo, 3 de outubro de 2010

São Petrônio de Bolonha, Bispo († 450), 04 de Outubro

São Petrônio de Bolonha nasceu em data desconhecida, no final do Século IV ou início do Século V, em Constantinopla e morreu em Bolonha, na Itália, por volta dos anos 450 ou 451 d.C. Ele era um religioso italiano que foi bispo daquela cidade italiana do ano de 433 até a sua morte.

Biografia

Petrônio foi bispo de Bolonha, na atual Emília-Romana, Itália, durante o Século V. Oriundo de uma nobre família romana, ele se converteu ao cristianismo. Após tornar-se padre e, posteriormente, ser ordenado bispo de Bolonha pelo Papa Celestino I, Petrônio construiu a igreja de Santo Estêvão.
Alto funcionário romano, ele havia recebido uma educação digna de sua estirpe. Partiu durante um tempo para os “desertos” do Egito e, depois, retornou a Bolonha. A cidade acabara de ser pilhada pelos exércitos de Alarico. Petrônio foi escolhido como bispo e consagrou sua fortuna pessoal à restauração de Bolonha, que estava em ruínas. Ele é o santo patrono daquela cidade, festejado em 4 de outubro.

Bibliografia

·  George Ferguson, Signes et symboles dans l'art chrétien, Oxford University Press, New York, 1961, p. 139.

Fontes

·  (en) Este artigo é parcial ou completamente retirado do artigo da Wikipédia em inglês « Saint Petronius » (ver a lista dos autores)
·  Este artigo emprega o texto de domínio público Enciclopédia Católica de 1913.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Ver também: São Francisco de Assis

Fontes:

Nenhum comentário: