domingo, 10 de outubro de 2010

São Tomás de Vilanova, Bispo (+1555), 10 de Outubro

Nascido em Fuenllana em 1486, é uma das pessoas mais expressivas do século. Ainda muito novo, foi levado à cidade de Vilanova de los Infantes, na Espanha, onde adquiriu uma formação cultural fortíssima e demonstrou sua bondade e caridade para com os pobres. Em 1516, ingressou na vida religiosa adotando a ordem dos agostinhos, sendo ordenado sacerdote dois anos depois.

Proposto pelo imperador Carlos V, tornou-se Bispo de Valência em 10 de Janeiro de 1545, seguindo os princípios e ensinamento de São Paulo e dos bispos antigos como Agostinho, Gregório Magno e Ambrósio. Adotou também a visita pastoral às comunidades, nas quais procurava amparar principalmente recém-nascidos e crianças. Fundou no palácio episcopal um orfanato para abrigar meninas e meninos desamparados.

São Tomás realizou um belo milagre: curou um coxo, como são Pedro, e essa cena está retratada em quadro do famoso pintor Murillo. Este milagroso santo morreu em 8 de setembro de 1555. Alexandre VII o incluiu no álbum dos santos em 10 de novembro de 1658 e, em sua memória, foi-lhe concedida a paróquia de Castel Gandolfo, que fica próximo da casa de descanso dos papas.

Ver também:

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=45125&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: