terça-feira, 30 de novembro de 2010

Beato Carlos de Jesus (Charles de Foucauld), Sacerdote, Fundador, Mártir (1858-1916), 1º de Dezembro

Charles Eugène de Foucauld nasceu em 15 de Setembro de 1858 em Estrasburgo, (França). De meio familiar aristocrático, ficou órfão de pai e mãe em 1864. Freqüentou a Escola Especial Militar de Saint-Cyr. Herdeiro de uma enorme fortuna, dilapidou-a rapidamente em jogo, indisciplina e excentricidades. Retratou-se e, já oficial do exército francês, foi colocado na Argélia. Deixou a vida militar e tornou-se explorador em Marrocos, chegando a receber uma medalha da Sociedade Francesa de Geografia em reconhecimento pelo seu trabalho de investigação no Norte de África.
Mais tarde, uma prolongada reflexão sobre a vida espiritual conduziu-o a uma conversão súbita e levou-o a ingressar na Ordem Trapista. Nesta Ordem estabeleceu-se na França e, depois, na Síria. Deixou os Trapistas em 1897 em busca de uma vocação religiosa autônoma e ainda não definida. Foi ordenado sacerdote em 1901. 
Regressou à Argélia e levou uma vida isolada do mundo numa zona dos Tuaregues, mais interventiva junto da população. Aprendeu a língua Tuaregue e estudou o léxico e a gramática, os cantos e tradições dos povos do Deserto do Saara. Tinha a intenção de criar uma nova ordem religiosa, o que sucedeu apenas depois da sua morte: os Irmãozinhos de Jesus. Foi assassinado por assaltantes de passagem em 1º de Dezembro de 1916.
Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 13 de Novembro de 2005.



Meu Deus, eu me abandono a Ti...

Meu Deus, eu me abandono a Ti.
Faça de mim o que Te aprouver.
O que quer que Tu faças de mim, eu Te agradeço.
Estou pronto para tudo, eu aceito tudo,
contanto que a Tua vontade seja feita, em mim, em todas as Tuas criaturas;
Isso é tudo o que eu desejo, meu Deus.


Entrego minha alma nas Tuas mãos;
dou-a a Ti, meu Deus, com todo o amor do meu coração,
porque Te amo e para mim é uma necessidade de amor me doar,
colocar-me em Tuas mãos, sem medidas,
com uma infinita confiança, porque Tu és meu Pai. Amém!


Irmão Carlos de Jesus


Tradução e Adaptação (Oração):
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Ver também:

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_de_Foucauld 
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=44342&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: