quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santa Narcisa de Jesús Martillo Morán, Costureira, Leiga Dominicana (1832-1869), 08 de Dezembro

Narcisa de Jesus Martillo Moran (Nobol, Equador, 29 de Outubro de 1832  Lima, Peru 8 de Dezembro de 1869) foi declarada santa pela Igreja Católica. Os seus pais foram Pedro Martillo e Josefina Morán, que eram camponeses. Sendo muito pequena perdeu a sua mãe. Ela teve de se encarregar da educação dos seus irmãos mais novos. Dessa época da sua vida é lembrada a sua especial caridade, a sua alegria, o seu grande amor pela oração e a grande importância que atribuía á direcção e aconselhamento espiritual.
Quanto tinha 18 anos faleceu o seu pai e ela muda-se para Guayaquil. Ali trabalha como costureira e começa a trabalhar com Luís Tola, que depois se tornará bispo de Portoviejo. Dedicou muito tempo ao apostolado, especialmente dirigido às crianças, a quem ensinava o catecismo. Trabalhou também com jovens abandonadas e refugiadas na Casa de Acolhimento e visitava doentes e moribundos.[1]
Nunca professou votos religiosos solenes, mas tornou-se leiga dominicana, ingressando na Ordem Terceira Dominicana (ramo leigo da Ordem dos Pregadores]. Depois de sua morte soube-se que fez votos particulares de virgindade perpétua, pobreza, obediência, clausura, vida eremítica, jejum a pão e água, comunhão cotidiana, confissão, mortificação e oração.
Há testemunhas de que entrava freqüentemente em estado de êxtase. Entregava-se a formas de devoção e mortificação do corpo de severa austeridade, como o uso de coroas de espinhos, uma alimentação exígua e várias horas por dia dedicadas à oração.[2] Faleceu no convento dominicano de Patrocínio em Lima.
Manteve-se trabalhando como costureira doando parte do ganhava aos pobres e doentes. Tinha sempre um caráter alegre, divertido e amável e não deixava transparecer as privações pelas quais passava e que se submetia livremente. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 25 de outubro de 1992.
A sua canonização como santa ocorreu a 12 de Outubro de 2008, sendo a quarta pessoa oriunda da América Latina a ser canonizada pelo Papa Bento XVI[3][4] e a terceira santa equatoriana. Bento XVI referiu-se a Narcisa com as seguintes palavras: "Santa Narcisa de Jesus nos mostra um caminho de perfeição cristã. Oferece-nos um testemunho atraente e um exemplo acabado de uma vida totalmente dedicada a Deus e aos irmãos." [5]

Referências

1.      Bl. Narcisa de Jesus Martillo Moran in Biografia por ocasião da sua canonização
2.      Bl. Narcisa de Jesus Martillo Moran in Catholic Online
3.      L'Osservatore Romano, pg.2, 18.X.2008, edição semanal em português, n. 42
4.      Papa Bento XVI canonizou hoje quatro novos santos in Diário Digital
5.      Bento XVI proclamou santos a equatoriana Narcisa de Jesus Martillo Moran in Pravda Ru - acesso a 12 de Outubro de 2008.

Ver também: Imaculada Conceição de Nossa Senhora
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2008/11/imaculada-conceio-da-virgem-maria-8-de.html
http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/12/imaculada-conceicao-de-nossa-senhora-08.html


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisa_de_Jesus_Martillo_Moran
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=33176&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: