sábado, 12 de fevereiro de 2011

São Martiniano de Cesaréia, Monge, Eremita (+ 400), 13 de Fevereiro

Martiniano era um monge eremita, mas acabou se tornando um andarilho para que o pecado nunca o achasse "em endereço fixo".
Martiniano era natural da Cesaréia, na Palestina, nasceu no Século IV. Desde a tenra idade decidiu ligar sua vida a Deus e, aos dezoito anos, ingressou numa comunidade de eremitas, não muito distante da sua cidade, onde se entregou à vida reclusa, vivendo ali durante sete anos. A fama de sua sabedoria percorreu a Palestina, e Martiniano passou a ser procurado por gente de todo o país que lhe pedia conselhos, orientação espiritual, a cura de doenças e até a expulsão de maus espíritos. Ganhou fama de santidade e essa fama atraiu Cloé, uma jovem cortesã.
Cloé era milionária, bela e conhecida como uma mulher de costumes arrojados e pouco recomendáveis. Fez uma espécie de aposta em seu círculo de amizades e afirmou que faria o casto monge se perder. Trocou suas roupas luxuosas por farrapos e procurou Martiniano, pedindo abrigo. Ele deixou que entrasse, acomodou-a e foi para os aposentos do fundo da casa, onde rezou entoando cânticos de louvor ao Senhor, antes de se recolher para dormir. Mesmo assim, Cloé não desistiu. Pela manhã trocara os farrapos por uma roupa muito sensual, aguardando o ingresso do monge nos aposentos internos da casa, o que não tardou a acontecer. Então, ela utilizou argumentos espertos tentando seduzir Martiniano, mas, ao invés disso, acabou sendo convertida por ele. A partir de então, Cloé se recolheu ao convento de Santa Paula, em Belém, passando ali o resto de seus dias, santificando-se na vida religiosa consagrada a Deus.
Por sua vez, Martiniano, que chegou a sentir-se tentado, mudou-se dali para uma ilha. Porém, certa vez, naquelas águas que rodeavam a ilha ocorreu um naufrágio de um navio e uma jovem passageira chamada Fotinia, que havia se salvado, pediu-lhe abrigo. Ele consentiu que ela ficasse, mas para não sentir a tentação novamente abandonou o lugar a nado, apesar do continente ficar muito distante. A tradição diz que ele não nadou, mas que Deus mandou dois golfinhos para apanhá-lo e levá-lo à terra firme, são e salvo.
O fato é que, depois disso, tomou uma decisão radical: tornou-se andarilho para nunca mais ter de abrigar ninguém e sofrer as tentações carnais. Vivia da caridade alheia e morreu em Atenas, no ano 400, depois de parar a caminhada numa igreja da cidade. Sabia que o momento chegara, recebeu os Sacramentos e partiu para a Casa do Pai serenamente, na santa paz.

Ver também:

Fontes:
http://alexandrinabalasar.free.fr/martiniano_de_cesareia.htm
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6kGuIdoFJPc2HtNQeEVQWpUQGQMsqwBd47d3TFV1VpEzJoNL4&t=1

Nenhum comentário: