sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

São Severino, Abade (+ 507), 11 de Fevereiro

São Severino nasceu na Borgonha (França), por volta da metade do Século V, época em que o arianismo reinava em sua pátria; contudo, seus pais conseguiram criá-lo na fé católica. 
Ainda muito jovem, sem conhecer os perigos do mundo, Severino consagrou-se a Deus no Mosteiro de Saint-Maurice en Valais, do qual tornou-se abade, dirigindo-o durante vários anos com sabedoria e prudência.
O rei Clóvis, informado de que um grande número de doentes recuperavam a saúde todos os dias graças à virtude das orações de Severino, mandou que o buscassem, em 504, para alcançar a cura de uma febre da qual nem os mais hábeis médicos haviam conseguido livrá-lo. O santo partiu, após ter se despedido de seus irmãos monges, aos quais anunciou que não tornariam a revê-lo.
Em Nevers, Severino curou Eulalius, bispo daquela cidade, que havia ficado surdo e mudo. Devolveu a saúde a um leproso que encontrou na entrada de Paris.
Chegando diante do rei Clóvis, cobriu-o com seu hábito e logo a febre o deixou. O soberano, então, num gesto de agradecimento a Deus, distribuiu aos pobres uma grande soma de dinheiro em esmolas e colocou todos os prisioneiros em liberdade (práticas daquela época, de acordo com a realidade de então – N.T.).
Severino, julgando que sua presença não era mais necessária em Paris, retomou o caminho de seu mosteiro. Decidiu parar em Chateau-Landon, que então pertencia à diocese de Sens, onde dois santos sacerdotes serviam a Deus num pequeno oratório. Severino pediu-lhes que o acolhessem ali e, após ter auxiliado na edificação dos dois santos homens com a graça das suas virtudes, ele morreu em 507.
Há em Paris uma igreja paroquial dedicada a São Severino.
Vidas dos Santos, Mame.
Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado
giseledoprado70@gmail.com

Ver também :

Fontes:
http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=santofeast&localdate=20110211&id=13763&fd=0

Nenhum comentário: