sábado, 7 de março de 2009

Santa Rosa de Viterbo, 6 de Março


Santa Rosa de Viterbo nasceu em 1234, em Itália, numa família modesta.

O seu tempo foi marcado por divergências entre o Estado e a Igreja. Imperava na época Frederico II que ao receber a coroa de Honório II, não manteve a promessa feita pelo mesmo de devolver à Igreja os bens usurpados. As desavenças perduraram entre Frederico II e os papas Gregório IX, Celestino, Inocêncio IV e assim sucessivamente.




Frederico II morreu em 1244 e nessa mesma noite Rosa de Viterbo teve uma visão de Nossa Senhora indicando que ela deveria consagrar-se a vida religiosa. Apesar de sua pouca idade, Rosa exortava os concidadãos à conversão, amor à Igreja e à fidelidade a Cristo. As suas pregações foram encaradas como discursos políticos ocasionando o exílio de sua família. O exílio durou pouco tempo e logo que retornaram, Rosa procurou o convento das Clarissas para nele ingressar. Há controvérsias quanto ao fato de Rosa ter ou não conseguido ingressar nessa Ordem Religiosa. 

A sua vida foi marcada por fatos extraordinários e, ao morrer, o seu corpo permaneceu intacto por vários séculos, resistindo até mesmo a um incêndio que consumiu o seu caixão. Aos 18 anos de idade, Rosa de Viterbo contrai uma doença que a leva para o paraíso em 1252.



Fontes:


Nenhum comentário: