terça-feira, 7 de setembro de 2010

Santa Regina, Mártir (+ 286), 07 de Setembro

Regina era filha de um pagão chamado Clemente, que ocupava um cargo importante na cidade de Alésia. Após o falecimento de sua mãe, foi confiada aos cuidados de uma empregada cristã, que levou-a para ser batizada. Seu pai, ao saber da novidade, repudiou-a e expulsou-a de sua casa. Regina começou então a trabalhar como pastorinha, consagrando todo o seu tempo à oração.
Ao entrar na adolescência, Regina foi pedida em casamento pelo prefeito da província, Olíbrius. Como já havia consagrado sua vida a Deus, a moça recusou. Aprisionada, ela sofreu inúmeras pressões, mas como se recusava a ceder, foi submetida à tortura e executada por volta do ano 286 d.C.
Santa Regina é a padroeira das pastoras e é invocada na luta contra a pobreza. É venerada pelo menos desde o ano 628 d.C. em Alise-Sainte-Reine (Côte d'Or), perto de Alésia (França), onde se encontram uma basílica do período merovíngio e um mosteiro a ela consagrados. As relíquias de Santa Regina se encontram em Flavigny-sur-Ozerain (Côte d'Or).

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Ver também:.

Fontes
http://www.saint-dicton.com/
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100907&id=6464&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=53167&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: