domingo, 26 de outubro de 2008

São Carlos Borromeu, 4 de Novembro


São Carlos Borromeu nasceu em Arona, Lombardia, no dia 2 de outubro de 1538. Em 1559 formou-se em Direito Civil e Direito Canônico. O Papa Pio IV (1559-1565) era seu tio, o que favoreceu sua elevação a cardeal e arcebispo de Milão, quando tinha apenas 22 anos e nem era sacerdote ainda. Além disso, era também secretário particular do papa, tudo isso devido mais ao nepotismo que às suas qualidades e competência.
Foi, entretanto, justamente por meio desse jovem que as reformas tridentinas serão impostas à Igreja. Seminários foram criados, a pastoral foi renovada, organizações apostólicas tiveram grande incremento. O povo começou a ser doutrinado e instruído nas verdades da fé. O apostolado da imprensa e dos leigos começou a se desenvolver. São Carlos Borromeu foi um pastor exemplar. Sempre esteve ao lado do povo, especialmente nos momentos mais difíceis. Durante os anos 1576-1577, quando a peste assolava a cidade, saía em procissão pelas ruas com uma corda no pescoço e uma cruz às costas, implorando a misericórdia de Deus.
Morreu em 4 de novembro de 1584, com apenas 46 anos de idade. No seu túmulo está inscrito: "Carlos, cardeal com o título de São Praxedes, arcebispo de Milão, que implora o socorro das orações do clero, do povo e dos devotos em geral, escolheu esta tumba, quando em vida."

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

Fontes:

Nenhum comentário: