terça-feira, 11 de janeiro de 2011

São Teodósio, Abade, Fundador (423-529), 11 de Janeiro

Teodósio nasceu no ano 423 d.C., numa cidadezinha da Capadócia. Ainda jovem, sentiu-se inspirado a conhecer a Terra Santa. Quando estava a caminho de lá, desejou ver Simeão Estilita e consultá-lo sobre que tipo de rumo deveria dar à sua vida. São Simeão o reconheceu no meio da multidão de peregrinos e, chamando-o pelo nome, disse: “Teodósio, homem de Deus, seja bem-vindo!” Simeão convidou o rapaz a subir na alta coluna que lhe servia de residência, abençoou-o e anunciou-lhe que ele seria o pai de um grande povo de monges.
Teodósio, após sua peregrinação, se fixou na Terra Santa e buscou a solidão numa alta montanha, onde vivia jejuando e orando. O brilhantismo de sua virtude acabou atraindo discípulos ; inicialmente, um pequeno grupo, mas logo sua caridade fez com que aceitasse todos os indivíduos de boa vontade. Teodósio os dirigia virtuosamente pela palavra e por seus exemplos. Uma de suas preocupações era a de que tivessem sempre presente o pensamento sobre a morte, sobre a finitude da matéria e o quão efêmero é o ser humano em sua matéria. Por isso, um dia, fez com que seus discípulos cavassem um túmulo; depois, pondo-se no meio deles, disse-lhes sorrindo : “Eis aqui, pronto, o lugar do repouso ; quem de nós vai consagrá-la?” Um padre, chamado Basílio, ajoelhou-se e disse : “Queira abençoar-me, meu Pai, serei eu !” Durante quarenta dias eles leram o Ofício dos Funerais e, no quadragésimo dia, sem nenhum sintoma aparente – febre, dor, agonia, nada – Basílio adormeceu serenamente em seu último sono.
Teodósio, a partir de uma visão celestial, iniciou a construção de um mosteiro tão imenso que mais parecia uma cidadela. Além dos prédios reservados aos monges, havia ali um grande número de estabelecimentos para todo tipo de profissão, inúmeros hospitais que acolhiam multidões de doentes e não menos que quatro igrejas. 
Deus recompensou a imensa caridade do Seu servo. Um dia, havia no mosteiro cem mesas postas para os estrangeiros; a Divina Providência se encarregou de tudo o que fosse necessário para atender a todos. Outra vez, as provisões do mosteiro tinham-se esgotado e os irmãos começaram a murmurar. Teodósio lhes disse: “Tenham confiança, Deus não nos esquecerá.” Logo depois eles viram chegar mulas carregadas de víveres.
São Teodósio morreu aos 106 anos de idade, após uma vida inteira marcada pela oração e pelo trabalho, pela fé e pela caridade.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também:

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20110111&id=1128&fd=0

Nenhum comentário: