terça-feira, 18 de janeiro de 2011

São Sulpício o Piedoso, Bispo de Burges – França († 647), 17 de Janeiro

São Sulpício o Piedoso (576 - 647), também chamado o Bom ou o Bondoso, foi bispo de Burges e capelão do rei Clotário II. É festejado em 17 de janeiro. 

Hagiografia

Nascido em Vatan no Berry por volta do ano 576 numa família galo-romana, Sulpício foi educado na escola do Palácio, sob a direção do arquicapelão do rei Gontran, onde permaneceu até a idade de dezesseis anos.

Criança piedosa, Sulpício amava consolar os infelizes e cuidar dos pobres; orava muito, sempre durante um longo tempo; amava restaurar as igrejas destruídas pelas guerras; e tinha uma grande eloqüência para falar sobre o Evangelho.
Em 612, o bispo Outrille de Burges, que o havia conhecido na escola do Palácio, chamou-o para perto de si e nomeou-o arquidiácono. Em 618, Sulpício tornou-se padre. O rei Clotário II deu-lhe o cargo de capelão do palácio. Após a morte de Outrille, em 624, Sulpício foi nomeado arcebispo de Burges.
Apesar de seus cargos oficiais, Sulpício passou toda a sua vida na pobreza e na austeridade, realizando inúmeras conversões e cuidando dos indigentes.[1] Vários milagres lhe são atribuídos. Seu sucessor na Sé episcopal de Burges foi São Florêncio, seu bispo auxiliar. Sulpício morreu em 17 de janeiro de 647.

Veneração
Sulpício o Piedoso deu nome à igreja de Saint Sulpice (São Sulpício) em Paris, berço dos seminários para a formação de sacerdotes. Mais de trezentas paróquias honram São Sulpício na França, na Bélgica e na Suíça, particularmente em Berry, onde cerca de vinte capelas e paróquias lhe são dedicadas.
Desde o Século XV, na paróquia de Vatan, uma capela era dedicada a « Sulpício o Piedoso » e uma peregrinação era organizada para lá todos os anos, em 27 de agosto. Esta data coincidia com a do translado das relíquias de São Sulpício para a igreja parisiense dedicada ao santo, ligada à abadia de Saint Germain des Près. Padre Olivier, pároco da mesma, deu o nome de São Sulpício à companhia dos padres para a formação do clero. Os Sulpicianos se instalaram também em Burges a partir de 1679.[2]


Ver também (em Francês)

 

Bibliografia

·  (fr) Pierre Leroy - Histoire de São Sulpício le Pieux, archevêque de Burges, et de son pèlerinage à São-Sulpício-de-Favières, Société São-Augustin, Desclée, De Brouwer & Cie, Paris, 1913.

Links externos (em Francês)

 

Fonte

· Acta Sanctorum Ordinis Sanctis Benedicti - Jean Mabillon - Paris - 1669

 

Notas

1.     fontes : Maurice de Laugardière - 1951
2.     fontes : Monseigneur Villepelet – 1968

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também :

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=55562&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário: