quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Beato Bernon de Cluny, Primeiro Abade de Cluny (+ 927), 13 de Janeiro

Bernon nasceu em La Baume, na Borgonha (França), por volta do ano 850 (Século IX). Tornou-se monge por volta do ano 880, no mosteiro beneditino de Saint-Martin d'Autun[1]. Fundou em 890 o mosteiro de Gigny (Jura). Foi nomeado abade dos mosteiros de Beaume-les-Messieurs e de Gigny, onde procurou restaurar a antiga observância da regra beneditina, desvirtuada com o passar do tempo. Em 895, obteve a proteção direta do Papa para a sua abadia, garantindo assim a independência dos poderes políticos.  
Em 909 Guilherme I o Piedoso, duque de Aquitânia, confiou a Bernon a fundação da Abadia de Cluny em suas terras, concedendo-lhe a villa de Cluny para ali fundar um mosteiro, pois as invasões bárbaras haviam expulsado os monges das margens do rio Loire. Em 2 de setembro de 910, Bernon fundou a Abadia de Cluny com o priorato independente de Gigny, onde doze monges seguiam a Regra de São Bento de Núrsia reformada por Bento de Aniane. Na carta de fundação, foi estipulado que “os monges do futuro mosteiro, submetidos à Regra de São Bento (de Núrsia), buscariam para sempre as maravilhas de uma conversa com o Céu.” A tradição conta que seis monges vieram de Gigny e os outros seis, de Beaume.
Bernon contribuiu para difundir a reforma monástica de Cluny a outras abadias e paróquias, como a de Souvigny. Renunciou ao cargo em 926, repartindo as abadias que estavam sob sua responsabilidade entre seu sobrinho Vidon e seu discípulo Odon de Cluny. Bernon morreu em Cluny em 13 de janeiro de 927.

Notas

1.     Marcel Pacaut, Les ordres religieux au Moyen âge, Nathan, 1970, p.54
2.     Jean Richard (Dir.) Histoire de la Bourgogne, Éditions Privat, 1988 (ISBN 2-7089-1680-7)

Bibliografia


Tradução e Adaptação :
Gisèle do Prado

Ver também :

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20110113&id=1174&fd=0
http://fr.wikipedia.org/wiki/Bernon_%28abb%C3%A9_de_Cluny%29
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Abbaye_de_cluny.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Panorama_Abbaye_de_Cluny.jpg

Nenhum comentário: