domingo, 2 de janeiro de 2011

Beata Estefânia de Quinzani, Leiga Dominicana Terceira, Mística (+1530), 02 de Janeiro

Nascimento       1457  Brescia, Itália
Falecimento       2 de janeiro de 1530  (aos 83 anos) Soncino, Itália
Nacionalidade  Italiana
Beatificação       14 de dezembro de 1740, por Bento XIV
Venerada pela  Igreja Católica Apostólica Romana
Festa                     2 de janeiro

A Beata Estefânia de Quinzani, (1457-1530 ) é uma  Leiga Dominicana Terceira italiana.

Vida
Estefânia nasceu numa família pobre e piedosa, na cidade de Brescia, Itália. Trabalhava como empregada doméstica. Seu pai, Lorenzo Quinzani, tornou-se Dominicano Terceiro quando Estefânia ainda era muito jovem. Com ele, a menina visitava o convento dominicano, onde ela pôde conhecer o beato Mateus Carreri, que lhe ministrou o Catecismo. Certa ocasião ele lhe disse que ela seria sua herdeira, algo que ela só compreenderia anos mais tarde.
Desde os sete anos de idade, Estefânia começou a ter visões de santos dominicanos, algo que a deixou tão perturbada, tão “mexida” que ela decidiu fazer votos de pobreza, castidade e obediência. Carreri morreu quando Estefânia tinha quatorze anos. Algum tempo depois, ele lhe apareceu, e foi a partir desse momento que ela recebeu os estigmas, da mesma forma que ele havia recebido um dia.
Aos quinze anos, Estefânia tornou-se Dominicana Terceira em Soncino, onde fundou uma comunidade da qual ela foi a primeira abadessa. Tornou-se amiga de Osanna de Mântua e de Ângela Mérici.
Estefânia tinha uma devoção particular por São Tomás de Aquino. Para lutar contra as tentações ela o imitava, jogando-se sobre uma carroça cheia de espinhos. Tinha uma solicitude particular para com os pobres, os mais desprovidos e podia, aliás, discutir milagrosamente sobre teologia, quando na verdade jamais havia estudado na vida. Também predisse a data de sua própria morte, após o que seu túmulo tornou-se rapidamente lugar de peregrinação, onde inúmeros milagres aconteceram.

Beatificação – Festa
·  O Papa Bento XIV ratificou o culto prestado a Estefânia de Quinzani, beatificando-a em 14 de dezembro de 1740.
·  Sua festa foi fixada para o dia 2 de janeiro.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também :

Fontes :
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Quinzani.jpg

Nenhum comentário: