segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tobias, Filho de Tobit (Antigo Testamento), 31 de Janeiro

A história de Tobias e de seu pai, Tobit, é contada no Livro de Tobias. Em Nínive, na Assíria, Tobit, um deportado judeu muito piedoso ficou cego e decidiu enviar seu filho, Tobias, a Ecbatane, uma cidadela longínqua para reaver uma soma em dinheiro que lhe pertencia por direito, junto a alguns parentes. O que Tobit e seu filho ignoravam é que um dos seus parentes tinha uma filha, Sara, que viu morrerem todos os seus noivos, todas as vezes que tentou contrair núpcias.        
Tobit enviou um companheiro de viagem com seu filho, para que lhe servisse de guia. Tratava-se de Azarias (na verdade, o Arcanjo Rafael). Durante o caminho, Rafael disse a Tobias para pescar um determinado peixe, graças ao qual o Anjo preparou dois ingredientes misteriosos, que serviriam para situações futuras.  
Chegando a Ecbatane, Tobias ficou perdidamente apaixonado por Sara e descobriu que ela era a filha do parente de quem deveria cobrar a antiga dívida. Tobias acabou desposando Sara. Aconselhado por Azarias-Rafael, ele acabou com a maldição que pesava sobre ela, graças a um dos ingredientes obtidos a partir do peixe. Depois, Tobias e Sara retornam a Nínive. Com o segundo ingrediente tirado do peixe, Rafael mostrou como preparar um remédio que devolveria a visão a Tobit.
Depois de todas essas aventuras, Rafael finalmente revelou a sua verdadeira natureza. Então, toda a família deu graças ao Senhor pela sua intervenção.         
O Livro de Tobias é uma elegia à vida familiar, à piedade filial, ao amor materno e paterno, à intimidade conjugal, ao período da velhice. Tobias e Sara, por sua atitude, confiança e oração permanecem, ainda hoje, modelo para os casais que desejam confiar ao Senhor a sua vida conjugal. Eles manifestam que a relação entre os esposos precisa estar fundada no respeito e no amparo mútuos, na complementaridade. Tobias dá testemunho de uma real confiança na providência divina, capaz de se manifestar enquanto tudo parece definitivamente perdido; com  Sara, ele mostra que é possível construir uma vida de homem e mulher crentes em Deus.

Oração de Tobias e de Sara  (Tobias 8, 5-8)
«Tobias dizia: “Senhor, Deus de nossos pais, que o Céu e a Terra Te bendigam, bem como o mar, as fontes, os rios e todas as criaturas que neles se encontram. Foste Tu que fizeste Adão do limo da terra, e que lhe deste Eva para ajudá-lo. E agora, Senhor, tu o sabes: se eu desposo esta filha de Israel, não é para satisfazer às minhas paixões, mas somente pelo desejo de fundar uma família que bendirá Teu Nome por todos os Séculos dos Séculos.”   
Sara, por sua vez, disse: “Tenha piedade de nós, Senhor, tenha piedade de nós; possamos nós vivermos felizes até a nossa velhice, todos dois, juntos.”»
(Trecho da Traduction Liturgique de la Bible - © AELF, Paris)

Ver também :

Fontes :
http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20110131&id=1643&fd=0

Nenhum comentário: