sábado, 12 de dezembro de 2009

Santa Otília (ou Odília), Religiosa (Século VII), 13 de Dezembro


Nasceu em 660 d.C. em Oberheim, nas Montanhas Vosges, Alsácia, filha do Lorde  Alaric e Bereswinda  de família nobre. Nasceu cega e,  devido ao seu problema, a família, em vez de a sacrificar, deu a criança a uma família que desejava uma filha para criar. Foi levada para um convento com a idade de 12 anos. Convertida ao cristianismo, ela  voltou  a ver, milagrosamente, quando foi batizada por Santo Erhard de Regenburg. O seu irmão quis trazê-la de volta para lhe arranjar um bom casamento. 


Quando o pai de Odília ficou sabendo das maquinações do filho e da cura milagrosa de Odilia, ficou tão furioso que matou o filho. Odília fugiu do Convento para escapar do casamento arranjado e sua família desistiu da idéia. Ela entrou para a Abadia e mais tarde fundou o Mosteiro de Odilienberg, em Niedermunst.

Faleceu em 13 de dezembro de 720. Seu túmulo logo se tornou objeto de peregrinação e vários milagres foram atribuidos à sua intercessão. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas para um Santuário ao lado da igreja do Convento de Odileinberg.

Na arte litúrgica da Igreja ela é representada  com um livro no qual estão dois olhos ou ainda segurando um ramo com dois olhos.

Ver também: Santa Luzia, Mártir



Fontes:




http://www.cademeusanto.com.br/santa_odila.htm

http://www.levangileauquotidien.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20091213&id=11246&fd=0

Nenhum comentário: