quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Beata Maria dos Apóstolos, Religiosa, Primeira Superiora Geral da Congregação das Irmãs do Divino Salvador (+1907), 25 de Dezembro (falecimento)

Teresa von Wüllenweber nasceu no Castelo de Myllendonk, em Mönchengladbach, Alemanha, no dia 19 de fevereiro de 1833. Ela estudou no internato das Irmãs Beneditinas em Liège, Bélgica, de 1848 a 1850. Participou de missões paroquiais, de orientação jesuítica, em 1853 e 1857, e de um retiro, em 1856. Isto a marcou muito, e despertou nela a vocação missionária.
Na tentativa de clarear sua vocação, entrou, em 1857, nas Irmãs do Sagrado Coração, em Bloemendaal, Holanda. No entanto, deixou o convento em Março de 1863, por não se identificar com aquela congregação, que tinha como fim primário a educação. Em sucessivas tentativas de concretizar sua vocação, ela esteve, por pouco tempo, com as Irmãs da Adoração Perpétua, e com as da Visitação.
Em 1875, na presença de seu diretor espiritual, Dr. von Essen, ela fez um voto particular de dedicar sua vida às Missões. Numa ala do antigo Convento de Neuwerrk, Alemanha, ela cuidou de órfãs, e deu a senhoras de mais idade a oportunidade de viver em comunidade. Entretanto, continuava sendo difícil para ela, realizar plenamente sua vocação, razão pela qual continuou em busca de uma congregação missionária.No dia 25 de abril de 1882, ela respondeu a uma propaganda do Pe. Boaventura Lüthen em favor da Sociedade Apostólica Instrutiva. O Fundador, Pe. Francisco Jordan, visitou-a no dia 4 de julho de 1882, e permaneceu com ela durante três dias. Ela ficou bem impressionada com ele e, no dia 5 de Setembro de 1882, vinha a ser a primeira mulher a fazer parte do Primeiro Grau da Sociedade Apostólica Instrutiva. 
Em 1883, Pe. Jordan fundou uma comunidade de Irmãs, em Roma, mas pediu à Madre Maria para que permanecesse em Neuwerk, como Irmã da Sociedade Católica Instrutiva. No entanto, surgiram problemas com as Irmãs em Roma e, no dia 13 de outubro de 1885, elas foram separadas de Pe. Jordan. Elas existem ainda hoje, com o nome de Irmãs de Nossa Senhora das Dores.
Em 1888, Pe. Jordan chamou Madre Maria para Roma. Ele havia encontrado uma casa para as Irmãs, em Tivoli. No dia 8 de dezembro de 1888, ela e mais duas, receberam o hábito das mãos de Pe. Jordan. Aos 25 de março de 1889 ela emitiu os votos perpétuos nas Irmãs da Sociedade Católica Instrutiva, e foi nomeada superiora. Em dezembro de 1890, três Irmãs foram enviadas para a primeira Missão da Sociedade em Assam, Índia. No fim de 1892, havia cerca de 50 Irmãs e noviças na casa de Tivoli, e eram enviadas para diferentes partes do mundo.
Em 1894 eclodiu, em Tivoli, a epidemia de tifo, e sete Irmãs morreram. Isto, finalmente, fez com que as Irmãs se mudassem para Roma. No primeiro capítulo geral das Irmãs do Divino Salvador, em 1905, Madre Maria dos Apóstolos foi eleita superiora geral, por unanimidade. Faleceu no dia 25 de dezembro de 2007, após breve enfermidade. Em reconhecimento de suas virtudes, confiança na Divina Providência e dedicação às Missões, ela foi beatificada aos 13 de outubro de 1968. *Sua festa é celebrada no dia 5 de Setembro.

*Em muitos sites onde constam a hagiografia da Madre Maria dos Apóstolos, a data de sua celebração é a do seu falecimento, 25 de dezembro. 

Ver também:

Fontes :
http://www.sds.org/index.php?option=com_content&view=article&id=144&Itemid=161&lang=pt
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=37905&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário: