domingo, 29 de março de 2009

São Domingos Sávio, 9 de Março



O Servo de Deus Domingos Sávio
Aluno do Venerável Dom Bosco


O Santo que celebramos neste dia teve a sua primeira biografia escrita pelo seu educador e pai espiritual: São João Bosco. Trata-se do pequeno gigante São Domingo Sávio, exemplo para os que querem ser Santos e para toda a juventude.

Domingos Sávio nasceu perto de Turim, na Itália, no ano de 1842. Estudou na aldeia e, mais tarde, foi um dos primeiros a serem acolhidos por Dom Bosco no seu Oratório. Estes centros de santificação dos jovens eram lugares nos arredores de Turim que assistiam os jovens como escolas do primeiro grau, oferecendo orientação profissional, trabalho, crescimento espiritual e a salvação das almas.

São Domingo Sávio era um jovem comum, mas que interiorizou tão bem a espiritualidade salesiana no seu dia-a-dia que a sua alegria de menino nunca desapareceu, apenas foi purificada de todo e qualquer pecado. O Santo de hoje amava demais a Eucaristia e sua mãe, Nossa Senhora. Um dos lemas por ele vivido era: " Antes morrer do que pecar !!!"

Domingos Sávio amadureceu muito interiormente, com a vida e os sofrimentos que enfrentou em segredo, até contrair uma grave doença e, com apenas 15 anos, entrar para o Céu, em 1857.

Nenhum comentário: