quarta-feira, 24 de março de 2010

Santa Catarina da Suécia, Religiosa (+1381), 24 de Março

Catarina pertencia à família real da Suécia. Era filha de Santa Brígida e de Ulf Gudmarson. Foi criada num convento, do qual ela saiu para se casar com o jovem nobre que lhe haviam destinado, Edgar Lydersson. Ele era inválido. Catarina cuidou dele com grande devotamento.

De comum acordo com o marido, Catarina foi se encontrar com a mãe em Roma no ano de 1350. Brígida tinha ido morar na Cidade Eterna depois de ficar viúva. Durante sua estadia, Catarina recebeu a notícia da morte do seu jovem esposo, e decidiu, então, também permanecer em Roma. Sua extraordinária beleza causou-lhe algumas complicações na Itália. Por várias vezes, pretendentes entusiasmados tentaram seqüestrá-la.

Logo que perdeu a mãe, Catarina retornou à Suécia para enterrar Brígida no convento de Vadstena, onde acabou entrando. Mais tarde, tornou-se abadessa ali. Voltou ainda uma vez a Roma para que as Religiosas da Ordem do Santíssimo Salvador, as brigidinas, obtivessem reconhecimento oficial da Igreja e para a canonização de sua mãe, que acabou acontecendo somente em 1384, três anos após a morte de Catarina.

 

Tradução e Adaptação:

Gisèle Pimentel

 

Fontes:

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100324&id=13841&fd=0

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=44072&language=PT&img=&sz=full 

Nenhum comentário: