terça-feira, 2 de março de 2010

Santa Ângela da Cruz (María de los Ángeles Guerrero González), Religiosa, Fundadora (1846-1932), 02 de Março

María de los Ángeles Guerrero González nasceu em Sevilha em 30 de janeiro de 1846. Precisou muito cedo abandonar a escola para trabalhar como operária numa fábrica de sapatos.
Em 1871, num ato particular, ela prometeu ao Senhor que viveria segundo os princípios evangélicos. Um dia, quando estava mergulhada numa profunda oração, ela viu uma cruz vazia diante da cruz de Cristo crucificado, e desejou, a partir de então, oferecer-se com Ele pela salvação das almas.
Esta experiência mística iluminou os horizontes de sua vida e do Instituto que Maria de los Ángeles iria fundar, um dia. Sob a orientação de seu diretor espiritual, ela começou a escrever um diário espiritual em que expunha detalhadamente o estilo de vida que suas “filhas espirituais” deveriam levar. Em 1875, fundou o Instituto das Irmãs da Companhia da Cruz, que se distinguiria pelo serviço a Deus através dos irmãos mais pobres.
 “Fazer-se pobre com o pobre para levá-lo a Cristo”: este era o lema que marcou toda a sua vida e que é o fundamento da espiritualidade e da missão da Companhia da Cruz.
Admirada por todos e chamada pelo povo de “mãe dos pobres”, ela sempre desprezou toda glória humana e procurou (quotidianamente) viver na mais completa humildade.
Ângela morreu em Sevilha com a idade de 86 anos, em 2 de março de 1932. Foi beatificada em Sevilha pelo Papa João Paulo II em 5 de novembro de 1982, e canonizada pelo próprio em 4 de maio de 2003, em Madrid, quando da visita apostólica do Santo Padre à Espanha.

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100302&id=13869&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=39959&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: