terça-feira, 7 de setembro de 2010

Natividade de Nossa Senhora, Festa / Beato Adão Bargielski, Sacerdote, Mártir da Segunda Guerra Mundial (+1942), 08 de Setembro



         Tudo é milagre na história da Virgem Santíssima: seu nascimento não é uma exceção e, apesar de pobre aos olhos do mundo, ela surgirá, aos olhos da fé, rodeada das mais fulgurantes maravilhas.


Também é com razão que a Igreja exclama neste dia : “Vosso nascimento, ó Maria, Mãe de Deus, encheu o mundo de consolação e alegria, porque o Sol da Justiça, Jesus Cristo, nosso Deus, nasceu de Vós, Ele que nos retirou da maldição em que estávamos mergulhados e nos cumulou de bênçãos; Ele que, tendo destruído o império da morte, nos introduziu na vida eterna.” De fato, esta festa deve ser uma celebração universal; não é um anúncio feliz somente para uma cidade ou para um povo, mas para a humanidade inteira.
Joaquim e Ana, seus pais, eram da linhagem de Davi, da qual deveria nascer o Salvador prometido ao mundo ; mas eles já eram de idade avançada e não tinham filhos, logo não havia qualquer esperança humana para eles de que ainda pudessem dar à luz o Redentor esperado. Pura e imaculada foi a sua concepção, puro e privilegiado foi o seu nascimento.
           Que alegria aquele dia na casa de Joaquim! Podemos imaginar quão linda era esta criança abençoada, santificada desde o primeiro instante de sua vida, cuja mente jamais conheceu o erro nem a imperfeição! Os santos não economizam elogios sobre o nascimento de Maria: “Antes do nascimento de Maria, o mundo estava envolto nas trevas do pecado; com ela, surge a aurora que anuncia o Sol de Justiça. Perfeita desde o seu nascimento, Maria não fez outra coisa senão crescer em virtudes, a cada dia...”
Astro sempre crescente em luz, tão bela desde o seu surgimento, ela deveria ser deslumbrante no fim do seu trajeto. Que felicidade para os eleitos, poderem contemplar no Céu as maravilhas operadas por Deus em Maria! Esperando por isso, nós nos unimos à Igreja que a honra, celebra e venera atualmente sob mais de cem títulos diferentes, em inúmeros santuários ao redor do mundo.





Beato Adão Bargielski
         Beato Adão Bargielski nasceu em Kalinów, Voivodato de Mazovia, Polônia no dia 7 de janeiro de 1903[1]. Entregou-se em troca de seu pároco, para que este não fosse preso pelos nazistas[2] e foi  morto no campo de concentração de Dachau, Baviera, em 8 de setembro de 1942. Era um sacerdote polonês e mártir durante a Segunda Guerra Mundial. É um dos Cento e oito mártires da Polônia beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de junho de 1999.
Foi beatificado, pelo Papa João Paulo II, como um dos Cento e oito mártires da Polônia da Segunda Guerra Mundial, em 13 de junho de 1999 em Varsóvia, Polônia.[3] Sua festa individual se celebra no dia de sua morte, 8 de setembro, mas a memória em conjunto com os demais mártires é celebrada em 12 de junho.[1]

Referências

1.  a b Saints.SQPN.com. «Blessed Adam Bargielski» (em inglês). Consultado em 14 de junho de 2010.
2. Saints.SQPN.com. «Martyrology, september 08» (em inglês). Consultado em 14 de junho de 2010.
3. «Tabla de las beatificaciones bajo el Pontificado de Su Santidad Juan Pablo II» (em italiano). Página Oficial da Santa Sé. Consultado em 17 de maio de 2010.

Links externos

·   Santopedia. «Beato Adán Bargielski».


Tradução e Adaptação:

Gisèle Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com

                  

Ver também:

http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2008/09/natividade-de-nossa-senhora-8-de.html

http://hagiosdatrindade.blogspot.com/2009/09/natividade-de-nossa-senhora-08-de.html


         

Fontes:

http://www.vangelodelgiorno.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100908&id=6467&fd=0

http://es.wikipedia.org/wiki/Adam_Bargielski

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=6804&language=IT&img=&sz=full

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=28449&language=FR&img=&sz=full

http://www.bw.rzekun.pl/abargielski.html

Nenhum comentário: